O governador Wellington Dias e o ministro do Turismo, Luiz Barreto, vão inaugurar várias obras e anunciar o início de outras no litoral do Piauí, na manhã de sábado (18), como parte da programação pela passagem do 186º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Entre as obras que serão inauguradas estão a PI 116, no trecho entre os entroncamentos das praias do Coqueiro e do Macapá, e a PI 315, no trecho entre o entroncamento da PI 116/Praia do Macapá. Também será entregue o módulo 7 das barracas da praia de Atalaia.

Na Escola de Turismo de Parnaíba, o ministro Luiz Barreto e o governador Wellington Dias vão assinar a ordem de serviço para execução das obras de urbanização da Lagoa do Portinho e autorização para a construção de restaurantes na praia de Atalaia.

Ainda na Escola de Turismo, será assinada autorização para a urbanização do Porto dos Tatus e do Projeto Orla de Atalaia. Além disso, será assinado convênio com o Sebrae para implantação do Projeto de Zoneamento e Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí.

À noite, já sem a presença do ministro, o governador visitará, às 18h45, a exposição Sistema do Patrimônio Cultural do Piauí, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Logo em seguida, no auditório do Porto das Barcas, presidirá a solenidade comemorativa aos 186 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil e de entrega da Medalha do Mérito Renascença do Piauí a diversas personalidades.

A programação prossegue no domingo (19), com solenidade na Praça da Graça, no centro de Parnaíba, com desfile militar e hasteamento das bandeiras. Em seguida, o governador colocará coroas de flores no Monumento ao 19 de outubro e no túmulo de Simplício Dias.