O governador Wellington Dias inaugurou hoje,18, em Luiz Correia, na região litorânea do Piauí, trechos de duas rodovias estaduais que vão garantir maior conforto aos turistas que se deslocam entre as praias piauienses, obras executadas em parceria com o governo federal, através do Ministério do Turismo.

Foram inauguradas as PI-116 e PI-315, nos trechos entre as praias do Coqueiro e de Macapá e PI 116-praia de Macapá, onde foram investidos recursos no valor de R$ 10 milhões. O governador também visitou várias obras em andamento. A programação de visitas e inaugurações faz parte das comemorações pela passagem do Dia do Piauí, 19 de outubro.

Acompanhado pela secretária estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência, Rejane Dias, e de dirigentes do Ministério do Turismo e da Secretaria Geral da União, Wellington Dias visitou a praia de Macapá e depois se deslocou para a Lagoa do Portinho, onde o governo investe em obras de revitalização do local e em projetos de contenção das dunas e de urbanização.

No Portinho também foi feita a apresentação da Companhia Independente Turística da Polícia Militar do Piauí, que agora dispõe de quadriciclos motorizados e que irá garantir mais segurança à população da região e aos turistas.

Da Lagoa do Portinho o governador visitou a escola de Turismo que funciona no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Petrônio Portella, no centro da cidade de Parnaiba. A escola já formou duas turmas, num total de 55 alunos, e no momento atende a outros 80.

O governador Wellington Dias também esteve na praia Pedra do Sal. Lá, uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal garante a completa urbanização da área, com a construção de pistas asfaltadas, bares e restaurantes.

A programação prossegue esta noite, com solenidade no auditório do Porto das Barcas, com a assinatura de vários documentos e a entrega da Medalha do Mérito Renascença do Piauí a diversas personalidades.

Entre os documentos que serão assinados, estão ordem de serviço para início das obras de pavimentação, em paralelepípedos, da rodovia Cajueiro da Praia/Barra Grande e autorizações para a urbanização da Lagoa do Portinho, construção de restaurantes na praia de Atalaia, urbanização do Porto dos Tatus e urbanização da praia de Atalaia.

Wellington Dias também vai assinar convênio com o Sebrae, para a implantação do Projeto de Zoneamento e Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí e fará o lançamento do selo dos Correios, comemorativo da fauna do Delta do Parnaíba.

Domingo, 19, Dia do Piauí, o governador presidirá solenidade cívica na praça da Graça, com hasteamento de bandeiras, desfile de tropas e colocação de coroas de flores no Monumento ao 19 de Outubro e no túmulo de Simplício Dias da Silva.