O Governo do Estado será parceiro da Federação das Empresas de Cargas e Transportes de Santa Catarina (Fetrancesc) para instalação de pontos de apoio a motoristas transportadores de cargas que saem do Estado em direção ao Chile e passam pela Argentina. O assunto foi tratado na terça-feira (30), no Centro Administrativo, em Florianópolis, pelo secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz; o secretário da Infra-estrutura e presidente do DEINFRA, eng. Romualdo França, e o presidente da Federação, Pedro Lopes, juntamente com a missão de Córdoba (Argentina), representada pelo ministro da Agricultura da província, Carlos Mario Gutierrez, e o diretor-geral de Produção de Rio Cuarto, Hugo Bressan.

Segundo Pedro Lopes, o projeto pretende instalar, em um primeiro momento, um ponto de referência em Rio Cuarto, por onde passam 40 mil caminhões por mês, para os motoristas transportadores brasileiros que irão ao Chile. “Enfrentamos um sério problema na montanha da Cordilheira dos Andes, antes de chegar ao Chile, principalmente no inverno. Os motoristas podem ficar até 20 dias esperando antes de poder atravessá-la devido ao clima frio e a outras situações causadas pelo tempo”, explica o presidente da Fetrancesc. “A idéia, portanto, é criar um ponto de apoio em Rio Cuarto, que fica a 550 quilômetros da montanha, para que os motoristas tenham onde parar e possam dormir tranqüilos antes de seguir viagem”, continua.

Este ponto de referência oferecerá abastecimento, estacionamento, alojamento e atendimento médico aos motoristas brasileiros. Para o secretário Lummertz, este integração é importante porque facilitará o escoamento da produção do Extremo-oeste catarinense, principalmente frigorífica, além de facilitar a exportação e importação de produtos do Chile e da Argentina. “Precisaremos da cooperação dos dois estados neste processo. O próximo passo será a apresentação do plano de trabalho da comissão argentina para que possamos assinar um convênio e buscar a adesão dos governadores Luiz Henrique e o da província de Córdoba”, informou Lummertz. A região Centro da Argentina, formada por Córdoba, Santa Fé e Entre Rios, representa 20% do total da economia da Argentina e 60% das exportações daquele país.

O ministro da Agricultura de Córdoba, Carlos Mario Gutierrez, destaca que seu principal interesse não é economizar nos quilômetros, mas sim na qualidade do transporte. “Precisamos de estrutura nessa região Centro-oeste da Argentina para criar um ponto de convergência em direção ao Chile”, reforçou. Ele estima que o plano de trabalho ficará pronto em um curto prazo de forma que o convênio seja assinado o mais rápido possível. Segundo o diretor-geral de Produção de Rio Cuarto, a cidade está localizada em um ponto logístico de passagem dos motoristas brasileiros. “Queremos também organizar o local visando o desenvolvimento regional levando outras empresas a investirem na região”, disse.

A participação do Governo do Estado também se dará na possibilidade de financiamento para a infra-estrutura do projeto. Após, haverá licitação para empresas privadas interessadas nos serviços a serem oferecidos nos pontos de apoio. “Não podemos esquecer outro passo importante que é a ligação bioceânica, já tratada pelo governador Luiz Henrique em Misiones, que pretende encurtar o caminho até o Chile. Conseguimos colocar este assunto na pauta dos governos brasileiros e argentinos em busca de uma nova fase do Mercosul”, ressalta Lummertz.

Ao final da reunião, o secretário Vinícius Lummertz sugeriu ainda que fossem designadas uma representação de Córdoba e outra catarinense para tratar do intercâmbio direto e da troca de informações durante a implantação do projeto.