A BR-163 está a caminho de se tornar um corredor do desenvolvimento de Mato Grosso ainda neste ano de 2007 com a execução da pavimentação, duplicação, restauração e recuperação dos 2 mil e 100 quilômetros que ligam os estados de Mato Grosso ao Pará, formando a mais importante rota econômica do Centro-Oeste, acesso e caminho entre as regiões Sul/Sudeste com Norte/Nordeste.
“Serão cerca de 1,8 bilhões investidos em 1,3 mil quilômetros de pavimentação e 800 quilômetros de recuperação e reestruturação”, disse Luiz Antônio Pagot, consultor do Grupo de Trabalho criado em 2006 pela Presidência da República e representante do Centro-Oeste. O grupo foi quem definiu as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recentemente lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que prevê investimentos na ordem de R$ 503 bilhões para obras de infra-estrutura nos próximos quatro anos em todo o Brasil. Mato Grosso foi contemplado com 18 grandes obras, sendo as mais importantes as BRs-163 e 158, além da chegada da Ferronorte até Rondonópolis.
Antes de estar inserido no PAC, as obras da BR-163 foram colocadas no PPI — Programa Piloto de Infra-estrutura, também definido pelo Grupo de Trabalho Interministerial, o que assegurou os recursos para as obras e principalmente alcançou a condição de prioridade, já que os investimentos do PPI não sofrem contingenciamentos de recursos orçamentários da União, portanto, não existindo a possibilidade da falta de recursos.
Luiz Antônio Pagot pontuou que, desde 2003, primeiro ano do primeiro mandato do governador Blairo Maggi, foi iniciado um entendimento e a elaboração de projetos para a execução das obras da BR-163, além de terem sido vencidos obstáculos importantes, como a questão do licenciamento ambiental. “A grande verdade é que antes de 2003 não existia nem projeto e muito menos licenciamento ambiental”, disse Luiz Antônio Pagot, apontando uma verdadeira romaria de quatro anos, até que fossem superados todos os obstáculos referentes às obras da mais importante rodovia de Mato Grosso e do Centro-Oeste brasileiro por interligar as regiões Sul/Sudeste com Norte/Nordeste.
No Mapa de Mato Grosso estão descritos todos os trechos que serão atendidos pelo PAC e PPI da BR-163, que estará pronta em seis anos em sua totalidade, ou seja, 2,1 mil quilômetros e quase R$ 2 bilhões de investimentos que vão promover um desenvolvimento sustentado ao longo da BR-163, atendendo a diversos municípios e regiões de Mato Grosso. “Agora temos uma realidade a ser colocada, lembrando que foram quatro longos caminhos percorridos de muito trabalho, muita dedicação e muita determinação do governador Blairo Maggi”, disse Luiz Antônio Pagot, hoje secretário de Educação de Mato Grosso e nome cotado para a diretoria-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes.