O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, no garagem do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) a versão 2007 do Programa de Manutenção e Conservação de Rodovias Estaduais e Federais, que realizará grandes operações para melhorar as condições de uso das estradas em 17 municípios do Acre. O programa, segundo o governador Binho Marques, será permanente de agora em diante porque até então o governo se dedicou a construir as estradas. “Inauguramos hoje um serviço permanente porque quando começamos a governar em 1999 o Acre não tinha estradas”, disse o governador.
Autoridades e empresários, trabalhadores e representantes das instituições envolvidas com o programa estiveram presentes. O diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, apresentou os números da operação: 740 operários, entre homens e mulheres, 36 empreiteiras de pequeno porte, e investimentos totais que chegam a R$15,7 milhões, entre outros itens (veja quadro abaixo). Alexandre ressaltou a experiência adquirida ao longos dos últimos oito anos pelos Deracre e seus técnicos não apenas no acompanhamento dos projetos como na execução de obras de qualquer porte.
O deputado Juarez Leitão falou em nome dos demais parlamentares presentes, fez menção ao antecessor de Alexandre, Sergio Nakamura, hoje secretário de Infra-Estrutura, e elogiou a decisão do Governo em privilegiar também as pequenas empreiteiras. “É digno de elogia a oportunidade que v.excelência dá às pequenas empresas”, disse o deputado dirigindo-se ao governador Binho Marques.
O prefeito de Bujari, Michel Marques, representou a Associação dos Municípios do Acre (Amac) e parabenizou o governo pela iniciativa, que fortalecerá, segundo ele, ainda mais o setor produtivo em todo o Estado. “Parabéns ao Deracre e ao Governo por fazer a coisa certa, no dia certo e com as pessoas certas”, disse o prefeito.
Grandes realizações – Binho citou “uma alinhamento de astros” para referir-se ao início do verão amazônico, período em que as obras de infra-estrutura se aceleram e se avolumam na região. “Este ano será um ano melhor que os outros, porque assim vem sendo desde 1999. Este ano será de grandes realizações”, afirmou.