A rodovia MS-156, no trecho entre Itaporã e Dourados será duplicada por inteiro, informou nesta quinta a assessoria de imprensa do Governo do Estado. Nos últimos dias tem havido rumores na cidade de que a duplicação seria a partir de Itaporã até o limite daquele município com Dourados.
Segundo a assessoria, a obra será executada em duas etapas. A primeira etapa está sendo executada dentro do município de Itaporã. Quando este trecho estiver quase pronto, será licitada a outra etapa, até a avenida Presidente Vargas, em Dourados, segundo a assessoria. Já existe inclusive recurso previsto, segundo a comunicação do Governo.
A obra de duplicação foi lançada no fim de junho do ano passado pelo governador André Puccinelli (PMDB). Este primeiro trecho, de Itaporã ao km 7,8, custará R$ 10,7 milhões. A obra foi licitada pela Agesul. O prazo de execução seria de dez meses, mas a obra ainda está no começo. O trecho do Km 7,8 até Dourados tem 4,2 quilômetros e deverá custar em torno de R$ 3,150 milhões, conforme previsão inicial do governo.
A rodovia, além de duplicada será iluminada. Vão melhorar as condições de tráfego e de segurança dos usuários. A obra também vai embelezar a estrada, já que haverá iluminação. Esse trecho da MS-156 ficará semelhante a uma grande avenida ligando as duas cidades.
Hoje a pista é simples, sem acostamento e com alto risco de acidentes. Com a duplicação a pista passará a ter 19 metros de largura. Serão duas faixas de 3,5 metros em cada sentido. Nas laterais, será feito acostamento pavimentado e nivelado com a pista, com largura de 2,5 metros. Uma mureta de concreto de 80 centímetros vai separar as duas pistas. Na mesma linha da mureta ficarão os postes de iluminação. Os postes serão intercalados a cada 30 metros.
Nos três quilômetros em que a rodovia corta as aldeias Bororo e Jaguapiru será implantada tela de proteção de 1,20 metro sobre a mureta divisória das pistas. Esse trecho terá também uma pista lateral local para o deslocamento de carroças e bicicletas. Haverá pontos específicos de travessia para pedestres, com passarelas.