Iniciativa da NovaDutra visa facilitar o acesso de jovens à área audiovisual
A Oficina de Vídeo do Cine Tela Brasil encerra as suas inscrições nesta sexta-feira (28/09). Promovida pela NovaDutra com o apoio do Programa CCR Cultura nas Estradas, por meio de lei de incentivo fiscal (Oscip), a oficina acontecerá em período integral nos finais de semana, entre 06 e 28 de outubro, em Volta Redonda (RJ). A proposta é beneficiar 20 jovens, oferecendo ajuda de custo para cobrir despesas de transporte, além de alimentação gratuita nos dias de curso.
A seleção dos candidatos será feita pela Buriti Filmes, organizadora do Cine Tela Brasil, em parceria com a organização não governamental Amigos na Cultura, de Volta Redonda. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3343-4499 e (24) 8134-1054.
O projeto da Oficina Itinerante de Vídeo Tela Brasil visa complementar a ação desbravadora empreendida pelo Cine Tela Brasil, um projeto que tem por objetivo promover exibições cinematográficas em áreas periféricas das cidades, buscando atingir públicos que têm poucas oportunidades de ir ao cinema.
O Cine Tela Brasil consiste em uma grande tenda de 13m x 15m, onde são instaladas 225 cadeiras, equipamento profissional de projeção 35mm (cinemascope), tela de 7m x 3m, som stereo surround e ar condicionado. As sessões têm duração média de uma hora e 50 minutos, sempre com a exibição de um filme brasileiro de longa-metragem.
Em 2007, a itinerância do Cine Tela Brasil pela Dutra teve início em agosto. Ao todo, a tenda visitará as cidades (por ordem alfabética) de Barra Mansa (RJ), Belford Roxo (RJ), Caçapava (SP), Cruzeiro (SP), Guaratinguetá (SP), Jacareí (SP), Nova Iguaçu (RJ), Pindamonhangaba (SP), Piraí (RJ), Queimados (RJ), São João de Meriti (RJ), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Volta Redonda (RJ).
Criado e desenvolvido pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o projeto Cine Tela Brasil tem origem no Cine Mambembe, que no final da década de 90 promovia exibições em escolas, centros comunitários e praças públicas para populações pobres.