Os acidentes de trânsito são hoje uma das principais causas de morte no país. Em Macapá, as estatísticas revelam um trânsito que tem muito a melhorar, começando pelas sinalizações e melhorias das vias, mas segundo o comandante da Companhia Independente de Trânsito (Citran), tenente coronel Santos Costa, a imprudência dos motoristas amapaenses garantem grande importância nas ocorrências.

No primeiro ano de existência do Citran, comemorado na última quinta-feira (06), os serviços da companhia ganhou o respeito e admiração da população com as diversas ações preventivas em vários pontos de Macapá. ” Nosso trabalho gerou grande confiança e temos muito a melhorar. Em breve estaremos recebendo mais viaturas para dá suporte as nossas ações” , disse.

A Companhia divulgou ontem, o relatório de ocorrências de janeiro a outubro. Até o momento já foram registrados 2.327 acidentes, envolvendo atropelamento, abalroamento, colisão, choque e capotagem.

Somente em outubro, foram constatadas 296 ocorrências, grande parte desses registros foi de abalroamento contando 158. Cinco pessoas perderam a vida no mês. Os homens lideram como principais responsáveis pelos acidentes, somando 461 de janeiro a outubro contra 109 das mulheres.

Santos Costa revela os grandes avanços que a Companhia irá receber nos próximos dias. Um deles será um banco de dados que será ligado direto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) através das notificações on-line em cada viatura no momento de alguma infração, tornando o serviço mais ágil. ” Essa parceria com o Detran será de grande importância, o nosso trabalho ganha mais agilidade e o infrator não tem pra onde correr, é um avanço positivo e de extrema importância para o desempenho dos nossos trabalhos” , afirmou o comandante.

Além das notificações on-line, a Companhia espera 40 novos aspirantes até dezembro.

O tenente coronel destaca a chegada de uma nova viatura para somar com as cinco que já rondam na cidade e oito (08) motocicletas.

Números- De janeiro a outubro, 455 habilitados se envolveram em acidentes e 44 não possuíam habilitação. A faixa etária dos envolvidos na maioria dos acidentes foi entre 30 a 39 anos de idade. Quanto às condições do tempo reveladas no relatório na hora do acidente, dos 297 ocorrências em outubro, os agentes de trânsito constataram que 295 ocorreram em ótimas condições climáticas. Em horários de maior perigo no trânsito, a equipe comprovou que é de 6h às 12h com 85 registros. Quanto ao local de acidente, as ruas foram os principais palcos com 164 ocorrências, sendo que 88 em avenidas e 33 em rodovia.