SÃO LUÍS – Já está em andamento, desde ontem, 27, a operação emergencial deflagrada pelas prefeituras de Pinheiro, Central do Maranhão, Cedral, Porto Rico, Mirinzal e Guimarães, visando recuperar um trecho de 10 quilômetros da MA 006, na Baixada Maranhense.
A operação é fruto de um pacto de cooperação informal firmado entre as seis prefeituras, que deve assegurar condições de trafegabilidade no trecho entre os povoados de Ponta Branca e Pirinã [município de Pinheiro] dentro de, no máximo, dez dias.
Cansadas de esperar pela ação do governo, as prefeituras se uniram atendendo um anseio das populações de seus municípios, que estão prejudicadas pelas condições da estrada.
Essa intervenção não resolve o problema, apenas restabelece condições de tráfego mais adequadas, enquanto aguardamos a recuperação definitiva do trecho, de responsabilidade do governo estadual, afirmou o prefeito Filuca Mendes. Embora não seja atribuição das prefeituras, não podemos deixar que a situação se prolongue, sacrificando ainda mais a população, acrescentou ele ressaltando que por meio desse esforço conjunto, cada uma das prefeituras envolvidas está cedendo pessoal e maquinário para as obras, que deverão estar concluídas dentro de dez dias.
O trecho em obras dá acesso aos municípios de Mirinzal, Guimarães, Cururupu, Serrano, Apicum-Açu e Central do Maranhão, entre outros. Em condições normais de tráfego, circulam diariamente pela rodovia cerca de 20 mil veículos.
As condições atuais dificultam o escoamento da produção e o acesso aos municípios, além de prejudicarem a própria economia regional, na aquisição de insumos e no abastecimento e também favorecendo a ação de marginais, que assaltam e põem em perigo a vida de motoristas e passageiros, analisa o deputado Victor Mendes, articulador da iniciativa junto às prefeituras.
Como morador da Baixada, conheço bem a dificuldade por que passam os habitantes desses municípios e sei o quanto de sofrimento a falta de estradas em boas condições causa à nossa gente da Baixada, avaliou o parlamentar. Victor Mendes enfatizou, ainda, que se trata de uma operação do tipo tapa-buraco; algo bem simples, mas necessário neste momento para melhorar o tráfego de veículos e o acesso à Baixada.
O parlamentar voltou a cobrar ações do Governo para garantir a recuperação total da rodovia. A manutenção da estrada é de responsabilidade do governo do Estado. Assim como este trecho, vários outros, na própria Baixada, exigem atenção urgente. É o caso da estrada de acesso ao município de Cajari, cujas condições precárias têm sido fartamente denunciadas pelos parlamentares da Baixada, argumentou Mendes afirmando esperar que a iniciativa das prefeituras sensibilize o Estado a promover a necessária recuperação da malha viária da Baixada e do Estado.