Sentido Natal/Ponta Negra terá uma das faixas interditadas para o tráfego

A partir de amanhã, uma das faixas do Viaduto de Ponta Negra estará interditada e apenas o sentido Natal/Ponta Negra será permitido naquela área, utilizando as duas faixas restantes. A obstrução do fluxo deve permanecer por cerca de dez dias até que seja concluída a execução dos aterros de contenção da duplicação daquela estrutura. A obra faz parte da duplicação da BR-101 e está sendo executada pelo 1º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército (1º BEC) e pela regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit/RN).

Por volta das 6h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá interditar a faixa da direita para quem sobe o viaduto vindo do Centro. Com isso, as duas faixas restantes servirão para quem segue em direção à praia. Com esta modificação, os motoristas que vierem pela Avenida Engenheiro Roberto Freire com destino a Parnamirim ou Avenida da Integração – e anteriormente subiriam o viaduto – terão que utilizar a Avenida Ayrton Senna ou retornar no túnel do Campus Universitário, respectivamente. Também será interditado o acesso ao viaduto de quem vem pela BR-101, no sentido Parnamirim/Natal.

De acordo com o coordenador regional do Dnit, José Narcélio Marques, a interdição estava prevista para hoje, mas o órgão resolveu prorrogar por mais um dia para divulgar melhor as modificações. Ele explica que a decisão de interditar uma via foi feita para dar mais segurança aos motoristas que passam por aquele local. ‘‘Toda e qualquer obra dentro de cidades tem uma complexidade muito grande, porque mexe com o cotidiano das pessoas e cria alguns riscos. A execução dos aterros pode, de alguma forma, abalar a pista existente com a trepidação dos veículos. Por isso, queremos evitar esse problema’’.

Narcélio explica que esta etapa está sendo feita através de um procedimento de engenharia chamado de terra armada, que permite fazer aterros elevados dispensando o talude (declive que apóia a estrutura lateralmente). A lateral do viaduto ficará como o que existe no Complexo do 4º Centenário. A obra consiste na retirada do talude de hoje e não podem ser feitas escoras. A faixa interditada é justamente a que se aproxima mais do local do serviço.

O Dnit recomendou ao Exército que cobrem da empresa responsável pelo serviço para acelerar o ritmo do serviço, trabalhando inclusive no sábado e domingo e até mais tarde de forma a liberar o acesso até o Carnaval. Atualmente, cerca de 60 mil veículos ao dia circulam pelo Viaduto, um volume maior que o da Ponte de Igapó, segundo Narcélio. Apesar do retorno distante, o coordenador do Dnit argumenta que o transtorno é melhor do que arriscar um desabamento. ‘‘Esta foi a melhor solução encontrada depois de vários estudos. Era a que causava menos problemas para os motoristas. Tenho dito que são transtornos que a população terá que assimilar porque visa a melhoria para a cidade e para o próprio motorista. Vamor dar mais espaço, eliminando o risco de acidentes’’.