O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, efetuou, na última sexta-feira, mais duas operações de fiscalização em transportes de produtos perigosos com o objetivo de prevenir acidentes, além de proteger o meio ambiente.
Além de Santos, as equipes fiscalizaram os veículos que trafegam pela Rodovia Anhanguera (SP 330), km 133, em Limeira. Na operação feita no município, conforme a Assessoria de Imprensa do órgão, foram verificados 23 veículos, nove foram autuados e oito apreendidos.
Os fiscais inspecionam mais de 400 itens do caminhão e do tanque ou vaso de pressão, que transportam produtos perigosos. Itens que vão desde os sistemas de sinalização, suspensão, pneus, até indícios de vazamentos, rachaduras, corrosões e amassamentos no tanque, todos diretamente relacionados à segurança do transporte. O Ipem-SP fiscaliza por ano cerca de 2,5 mil veículos transportadores de produtos perigosos a granel, não embalados.