As obras de construção do anel viário de Itu já estão concluídas, mas o trânsito no local só será liberado a partir de autorização da Agência Reguladora de Transportes do estado (Artesp), cuja previsão é que ocorra nos próximos dias. O contorno, que tem 7,9 quilômetros de pista dupla, ligará o km 101 (trevo do Condomínio Santo Antônio) da rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) ao km 33 (próximo ao pontilhão ferroviário) da rodovia do Açúcar (SP-75). A via servirá, sobretudo, para aliviar o tráfego de caminhões no perímetro urbano de Itu, pois atualmente eles precisam cruzar a cidade para fazer o acesso de uma rodovia a outra.
A concessionária Colinas é quem está responsável pelo empreendimento, cujo valor total investido na obra foi de R$ 85,5 milhões, incluindo as despesas com a desapropriação de 16 de imóveis. As obras foram finalizadas esta semana e ontem era feita a limpeza do local e concluída a instalação dos últimos telefones de emergência. Funcionários de uma empreiteira ligada à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) também iniciaram ontem a instalação da rede elétrica que margeia a pista. “Mas não faz parte do projeto específico da obra, mas não vai demorar para acabar e em nada vai interferir no tráfego”, garantiu o funcionário Domingos dos Santos, 50 anos.
Segundo a assessoria de comunicação da Colinas o procedimento de aguardo pela liberação da Artesp é normal, uma vez que a empresa é a responsável pelo gerenciamento de concessões, permissões e autorizações de serviços públicos de transporte no Estado. “Essa demora é a parte burocrática. A Artesp faz todo o acompanhamento, desde o início ao fim da obra, e autoriza. Inclusive libera as pistas para uso”, informou. A reportagem entrou em contato com a Artesp, para saber até quando o anel viário continuará fechado, mas o responsável pela área não foi localizado por funcionários da agência.
Segundo a Colinas, num primeiro momento não será realizada cerimônia de inauguração do anel viário, o que não está descartado que aconteça posteriormente. Neste caso, não é descartada também a possibilidade do governador do Estado estar presente à solenidade.
A identificação técnica recebida pelo do anel viário é SP-102/300. O prazo de conclusão da obra respeitou o estabelecido em contrato: março de 2007. Cerca de mil profissionais trabalharam na obra.
Tráfego
A expectativa de tráfego para o contorno de Itu, como é apelidado o anel viário, é de 14,5 mil veículos por dia, porém a concessionária, no momento, não tem condições de estipular o quanto a nova estrada deverá desafogar o trânsito em Itu. Segundo a Colinas, pela SP-75 transitam em média 3,8 mil veículos ao dia, contra 3 mil no trecho Itu/Jundiaí da SP-300 e 1,2 mil no sentido contrário. Cada pista terá duas faixas de rolamento de 3,5 metros e acostamento de 2,8 metros, além de um metro de faixa de segurança. Também foram construídos quatro dispositivos de acesso, incluindo retornos.
Conforme a concessionária, não está definido como será feita a cobrança de pedágio referente ao novo trecho em construção, o que começará ser discutido após a liberação ao tráfego. Em relação à compensação ambiental pelo desmatamento em razão da construção do contorno de Itu, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente determinou que a Colinas faça o plantio de 95.063 mudas de árvores nativas da flora regional. A obrigatoriedade começou a ser cumprida este mês e continuará ao longo de 2007.