Obras, localizadas no lote 27, facilitam a vida dos motoristas em Sangão e Içara
Os motoristas que trafegam pelo trecho Sul em obras da BR-101 tiveram boas notícias nos últi-mos dias, apesar do movimento intenso de veículos na rodovia.
A liberação de um viaduto e um elevado construídos no lote 27 (entre os kms 358,5 e 387) facili-tou o acesso ao município de Sangão e desafogou o tráfego na altura do trevo de acesso a Mor-ro da Fumaça, localidade de Esplanada, em Içara.
O elevado, construído no Km 370 (acesso a Morro da Fumaça), foi liberado para o tráfego de veículos no último sábado e, com isso, os motoristas foram poupados de terem de contornar o desvio provisório instalado a margem da rodovia.
– Esse era um dos gargalos da atual rodovia em obras – atestou o engenheiro Avani Aguiar de Sá, chefe do escritório do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) em Tubarão.
Já o viaduto sobre a BR-101 no Km 359, que dá acesso ao município de Sangão pela rodovia estadual Gregório Espíndola (SC-443), foi liberado para o tráfego na tarde de segunda-feira. A liberação parcial do viaduto beneficia principalmente o motorista que pretende entrar na rodo-via federal em direção à Capital, ou aquele que sai da BR-101 para acessar a SC-443.
A grande diferença é que não há mais necessidade de cruzar a rodovia sob risco de sofrer um abalroamento transversal. Para os motoristas que desejam ingressar na rodovia federal em dire-ção ao Sul do Estado, a alternativa ainda é o contorno da alça provisória.
Para quem vem de Florianópolis e quer entrar na SC-443, é preciso redobrar a atenção ao per-correr a nova alça de acesso à rodovia estadual. De acordo com o DNIT, a liberação do viaduto no Km 359 é parcial porque as alças são provisórias, e as permanentes dependem dos trabalhos de finalização da duplicação das pistas.
O engenheiro Avani disse ainda que, nos próximos 10 dias, deverá ser liberado o tráfego no via-duto do Km 361 (acesso ao balneário de Campo Bom), também no lote 27.
60% da obra está concluído, diz DNIT.
A duplicação do trecho Sul da BR-101, que teve início em março de 2005, hoje apresenta 60% dos trabalhos concluídos, segundo estimativa DNIT. O término da maior parte da obra está pre-visto para o final de 2008.
A exceção são os trechos do Morro dos Cavalos, em Palhoça, Lagoa do Imaruí, em Laguna, e Morro do Formigão, em Tubarão, que devem ser concluídos em 2010. Os trabalhos realizados correspondem, principalmente, aos processos de drenagem e terraplanagem.
Os 40% restantes incluem a parte mais visível e rápida da obra, que engloba o asfaltamento e a construção de obras de arte, como passarelas, viadutos, pontes e passagens inferiores.
Até o momento, R$ 500 milhões foram investidos na duplicação dos 248,5 quilômetros entre Pa-lhoça, na Grande Florianópolis, e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.
O valor total da obra, no trecho catarinense, está orçado em R$ 1,17 bilhão. Na próxima sema-na, será aberto o edital para a escolha do projeto para o Morro dos Cavalos, que deverá incluir a construção de dois túneis com 1,3 quilômetro de extensão cada.