O DER padronizou o limite máximo permitido para 60 Km/h com a finalidade de evitar acidentesA polêmica envolvendo o novo limite de velocidade permitido na Rodovia ES 010 e a fiscalização eletrônica feita pelos Detects que passaram a multar, desde à meia noite desta segunda-feira (02), ainda parece estar longe do fim. O motorista flagrado com o veículo acima da velocidade estabelecida para a via, que avança o sinal vermelho, que parar sobre a faixa de pedestres e circular na contramão serão flagrados pelos equipamentos.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) padronizou o limite máximo permitido para 60 Km/h com a finalidade de evitar acidentes na área, que concentra grande tráfego de pedestres e veículos. Há quem concorde com a medida, mas também quem acredita que o trânsito ficará lento.
O motorista, Maurílio Cabral, de 42 anos, espera que com as multas, os motoristas passem a respeitar o limite na via. “Vai melhorar porque os motoristas vão ter bom senso e respeitar a sinalização e melhora para todos nós pedestres e motoristas, que passamos a dirigir com mais atenção. A maioria dos motoristas não respeitavam a sinalização e corriam muito. Agora se não respeitar, vai ser punido”
Outros no, entanto, acham que o limite é muito baixo para a região, como o auxiliar técnico, Clóvis Teodoro Ferreira, de 25 anos. “Melhorar vai, só que está um próximo ao outro. E essa velocidade atrapalha o trânsito fluir, fica muito lento”, disse.
A velocidade reduzida, no entanto, evita acidentes, como ressaltou o balconista, Ignaldo Nascimento, de 29 anos, que trabalha em um posto na rodovia. “Já vi alguns acidentes, inclusive acidentes com vítima grave. Mas com essa sinalização e com os radares deve melhorar bastante. Aqui passava carro há mais de 100Km/h”.
Mas o próprio balconista lembrou que mesmo com a nova velocidade, deve-se tomar providências com relação ao sinal de trânsito, localizado no Km 1,1, que estava com a lâmpada queimada na manhã desta segunda. O DER-ES informou que já notificou, por conta da demora, a empresa responsável pelo conserto dos semáforos e que o motorista que ultrapassou o sinal até às 11h por conta do fato, não foi multado.
Fiscalização eletrônica
Os sete Detects estão instalados, entre os bairros Jardim Limoeiro e Jacaraípe, nos cruzamentos nos quilômetros 1,1, em Jardim Limoeiro, no sentido Vitória ; 12,4, na altura do Posto Alfa, no dois sentidos; 14,7, na altura do Posto Esso, nos dois sentidos; e 15,3, no Espaço Bisneto, nos dois sentidos. Apenas nos horários entre 23h e 5h os semáforos funcionarão em modo piscante, em amarelo, mas a velocidade de 60 Km/h deve ser respeitada. A multa varia de R$ 191,54 a R$ 957,70, dependendo do percentual de excesso cometido pelo motorista.
Antes de os Detects começarem a multar, uma campanha educativa foi feita pelo DER e Detran para conscientizar a população sobre a novidade. Foram feitas abordagens educativas de trânsito em quatro pontos da ES 010, com distribuição de panfletos. Além disso, os moradores contribuíram com a afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e associações de moradores. Um filme educativo também foi veiculado nas emissoras de televisão.
Instalados em junho do ano passado, os radares deixaram de multar no dia 17 de novembro, quando o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) decidiu anular as infrações por excesso de velocidade cometidas entre 23 de junho e 16 de novembro. Durante o período, foram mais de 85 mil multas. Na ocasião, o Cetran reconheceu que a sinalização da via era insuficiente e que a variação do limite de velocidade no trecho estava confundindo a população.