Livro “Em Algum Lugar”, de Rogério Recco será lançadodia 4 de dezembro
Coletânea de fotografias vai mostrar detalhes sobre o modo de vida, paisagens e expressões culturais de várias regiões do Paraná
Depois de “À Sombra dos Ipês da Minha Terra”, lançado no final de 2005, e “Clareira Flamejante”, em julho último, livros que resultaram de minuciosa pesquisa da história regional, o jornalista Rogério Recco decidiu enveredar por outro caminho. No dia 4 de dezembro, às 20h30, no SESC em Maringá, Recco apresenta o livro “Em Algum Lugar – Viagem pela Alma de Um Povo”, que traz uma coletânea de fotografias tiradas por ele e vários outros fotógrafos durante viagens realizadas pelas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. “A proposta é resgatar tradições regionais” explica o jornalista, que mescla as imagens com breves poemas. São mais de 250 fotos que revelam detalhes sobre do cotidiano de cidades, pequenas comunidades, agricultura, pratos e também flagrantes colhidos às margens de rodovias. “Para escolher essas 250, foram tiradas mais de 3 mil”, informa.
Projeto especial da Flamma Comunicação, de Maringá, o livro, que conta com o patrocínio exclusivo da concessionária Viapar (através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura), tem 122 páginas e uma tiragem de 3 mil exemplares. Sua distribuição, gratuita, será direcionada para bibliotecas públicas de todo o Paraná, bem como para estabelecimentos de ensino das principais cidades do Estado.
Os dois livros anteriores também foram financiados com incentivos oferecidos pela Lei Rouanet. O primeiro pela própria Viapar e o segundo pela empresa Romagnole de Mandaguari.
“ALMA DE UM POVO”
O jornalista deseja que o leitor, ao folhear as páginas de seu livro, faça uma “viagem” pela cultura regional, conhecendo e/ou revendo coisas que estão ficando raras em cidades maiores. Como exemplo, cita a simplicidade, a alegria e a descontração das pessoas que moram em pequenos povoados, onde as crianças ainda costumam brincar com segurança nas ruas. Nas cidades maiores, contrapõe, a violência está mudando rapidamente os hábitos das famílias, que se fecham cada vez mais, ao mesmo tempo em que as crianças parecem preferir conversar através do computador.
“A viagem, na verdade, é uma incursão pela alma do povo”, diz o jornalista. “O livro mostra que a gente precisa andar por aí para conhecer melhor o espírito dos brasileiros e a vocação natural que eles têm para a alegria”, completa.
O consultor cultural Pery de Canti, que faz o trabalho de consultoria para Rogério Recco junto ao Ministério da Cultura, acredita que o livro “Em Algum Lugar – Viagem pela Alma de Um Povo” será o mais marcante do jornalista. “São imagens que dizem tudo”, finaliza.
O diretor do Sesc (Serviço Social do Comércio) em Maringá, Antonio Vieira, concorda com Pery. “Esse trabalho resgata muito da alma brasileira, tão esquecida”.
Lançamento terá roda de viola e exposição de fotos
O lançamento do livro “Em Algum Lugar – Viagem pela Alma de Um Povo” será mais o mais informal possível, promete o jornalista Rogério Recco, que está preparando uma roda de viola com a participação de músicos da cidade e da região. “Vamos fazer um evento de resgate das tradições regionais”. Ele também pretende programar uma exposição com algumas das fotos mais marcantes da publicação.