A PE-15 amanhece nesta quarta-feira (20) com oito novas lombadas eletrônicas com velocidade máxima de 60 quilômetros por hora, instaladas em quatro locais, todos em Paulista, no Grande Recife. Os limitadores do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) são do formato bandeira e funcionarão 24 horas. As multas para quem ultrapassar o limite da velocidade serão aplicadas após a campanha educativa que começa hoje e vai durar 30 dias.
Durante o período de conscientização, os motoristas vão receber um comunicado pelos correios, caso passem pelas lombadas com velocidade acima da permitida. Durante um mês, arte-educadores estarão nos pontos de fiscalização orientando os condutores dos veículos.
O diretor executivo do DER-PE, Carlos Fernando Xavier, explica que os aparelhos não serão desligados após as 22h, como acontece em outras áreas, porque as lombadas não são redutores de velocidade. “A fiscalização não serve para facilitar a travessia de pedestres. Serve para evitar que os motoristas ultrapassem o limite normal da rodovia, que é de 60 quilômetros por hora”, afirmou. Segundo ele, das 9h às 16h, a média de velocidade no local é de 75 quilômetros por hora.
A medida também pretende diminuir os registros de atropelamento na PE-15. São pelo menos 10 acidentes com vítimas graves e mortes por ano, índice considerado alto por Carlos Xavier. “Essa rodovia, como outras no Grande Recife, tem a característica de estar situada em uma área urbana, com muitos pontos de interesse para travessia, o que aumenta o risco de atropelamento”, argumenta o diretor executivo do DER-PE.
Para aumentar os pontos de segurança para travessia de pedestres, o DER-PE está elaborando projeto para a instalação de semáforos na PE-15. Os sinais serão sincronizados e acionados mecanicamente ou por aproximação de veículos. “A idéia é colocar a sinalização próximo aos pontos de retorno. Assim, quando algum carro de passeio se posicionar para dobrar, o semáforo na via exclusiva para ônibus fica vermelho”, explicou Carlos Xavier.
A partir do próximo ano, o mesmo tipo de fiscalização será instalado nas PEs 01 (Avenida Getúlio Vargas, no Janga, Paulista) e 08 (Estrada da Batalha, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes). “A PE-01 terá a capacidade de tráfego aumentada com alargamento e construção de um canteiro central. A Estrada da Batalha entrará em reforma”, garante.