O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) notificará 20.912 motoristas que atingiram ou ultrapassaram 20 pontos em infrações, no período de um ano. Todos os infratores correm o risco de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

Constam da lista também os condutores que foram autuados por infração gravíssima (sete pontos) – racha, dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima ou pilotar sem capacete.

Os infratores receberão uma notificação estipulando um prazo para defesa, normalmente de um mês. Os motoristas que tiverem seus recursos negados deverão entregar a CNH.

Penalidades
Os motoristas com as carteiras suspensas perderão o direito de dirigir durante um período que varia de um mês a um ano – depende da gravidade das infrações cometidas. Para infratores reincidentes no período de 12 meses, as penalidades aplicadas variam de seis meses a dois anos.

Durante o período de suspensão, o motorista deverá passar por um curso de reciclagem de 20 horas que pode ser feito gratuitamente na Divisão de Educação do Detran, nos Centro de Formação de Condutores (CFCs) ou no Senac – os dois últimos casos são pagos.