A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Lebon Régis, no Oeste do Estado, teve uma surpresa ao atender a um veículo de Criciúma envolvido em um acidente de trânsito. Ao chegar no carro, um Gol, para socorrer as vítimas, os soldados acabaram encontrando mais de 11 mil carteiras de cigarros contrabandeados do Paraguai. O flagrante ocorreu no quilômetro 105 da Rodovia SC-302, na localidade de Faxinal São Pedro, informou a PRF. Os ocupantes do automóvel foram medicados e encaminhados à Delegacia da Receita Federal de Joaçaba.

Os pacotes, aproximadamente 1.154, estavam escondidos no porta malas e por todo o interior do veículo. A mercadoria, segundo a polícia, tinha como destino Criciúma e municípios vizinhos à cidade, na região Sul do Estado. O motorista do carro foi autuado em flagrante pelo crime de contrabando, previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro (CPB). A pena para o delito é de um a quatro anos de reclusão. No entanto, o acusado deverá responder pelo crime em liberdade.

De acordo com o Ministério da Justiça, de janeiro a julho desse ano, foram apreendidos o equivalente a R$ 377,2 mi- lhões em contrabando. Isso representa aumento de 32,3% em relação ao mesmo período de 2006. No primeiro semestre, por exemplo, somente a Delegacia de Foz do Iguaçu apreendeu cerca de R$ 68 mi- lhões. O volume é 35% superior ao mesmo período de 2005. Com relação ao contrabando de cigarros, a Receita Federal apreendeu, no 1º semestre desse ano, mais de 60 milhões de maços falsificados.


Polícia também

apreendeu crack


Em outra ocorrência, no posto da PRE de Gravatal, patrulheiros apreenderam 47 pedras de crack. A droga estava sendo transportada por dois homens em uma moto. O flagrante ocorreu, segundo a polícia, durante uma barreira em frente ao 7º grupamento.

Foram presos L.F.C., 26 anos, e J.L.S., 27 anos. A dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Armazém e autuada na nova lei sobre drogas, que prevê pena de até 15 anos para o tráfico de drogas.