Mudança feita ontem irá facilitar fluidez do trânsito durante as obras de construção dos viadutos
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) mudou ontem o sentido das marginais da Avenida Castelo Branco, que passaram de mão dupla para mão única, acompanhando a direção da avenida. A medida foi tomada devido às obras de construção de viadutos na via, para facilitar o acesso e melhorar o fluxo de veículos, e será permanente, mesmo depois que as obras terminarem.
De acordo com o diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Armando Costa Ferreira, o trânsito era bastante prejudicado quando as marginais tinham mão dupla. “O tráfego travava quando as pessoas tentavam passar da Castelo para as marginais. Com as alterações, isso não será mais possível.”
Cinco linhas de ônibus tiveram mudança nos itinerários por conta da alteração de sentido das marginais.
As obras começaram na semana passada e devem durar um ano. O custo dos seis viadutos é de cerca de R$ 24,5 milhões — quatro ficarão no cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy e dois no cruzamento com a Avenida Leão 13.
Dispositivos provisórios começaram a ser construídos no interior da rotatória da Kennedy, para permitir o acesso de veículos quando as pistas da Castelo forem interditadas —o que deve ocorrer em três meses.
Ontem, máquinas escavaram o solo para dar início às fundações dos viadutos. O trânsito no cruzamento com a Kennedy foi interditado por alguns minutos, por volta das 12h, para a derrubada de uma das cinco árvores que ficavam no interior da rotatória —o suficiente para formar uma fila de veículos de quase 500 metros.
Além dos viadutos, duas passarelas também serão construídas na Castelo Branco, nos quilômetros 0,6 e 1,6, como alternativa aos pedestres para evitar atropelamentos. A Transerp estima que 23 mil veículos passem diariamente pela Castelo Branco.