A Marginal do Tietê, uma das principais artérias do trânsito de São Paulo, vai ganhar um novo cebolão até 2009. Nos próximos dias, a AutoBan – concessionária que administra o Sistema Anhangüera/Bandeirantes – anunciará a construção de um complexo viário, com três pistas, interligando a Via Anhangüera e a Marginal. A obra vai custar R$ 250 milhões e será custeada pela concessionária. O projeto pretende eliminar o gargalo do trânsito na chegada à capital, oferecendo alternativas aos milhares de veículos que diariamente entram na cidade pela rodovia.

Serão construídas três pontes – uma ligando o bairro da Lapa ao sentido interior da Anhangüera, outra entre a Marginal do Tietê e o sentido interior da rodovia e uma terceira, da pista sentido capital da Anhangüera até a Marginal do Tietê. A Ponte Atílio Fontana, hoje o principal acesso para os motoristas que vêm do interior ou de outros bairros e pretendem pegar a Marginal, será transformada em via de mão única em direção à Lapa. “Esse cebolão seguirá os moldes do que existe na Rodovia dos Bandeirantes”, diz o secretário dos Transportes, Mauro Arce.

Além das três novas pontes, a AutoBan também se comprometeu a fazer obras de melhoria num trecho de 7 quilômetros da Anhangüera – entre o km 12, no entroncamento com a Marginal do Tietê, e o km 19, no trevo de Osasco. “A concessionária vai readequar acessos, reformular a sinalização e duplicar parte das vias marginais à Anhangüera”, afirma o secretário dos Transportes.

Arce lembra que, durante a semana, esse trecho da rodovia é muito utilizado tanto por moradores da capital e da Grande São Paulo quanto por pessoas que vivem ou trabalham em cidades próximas à capital, sobretudo na região de Campinas e de Jundiaí. O acordo entre o governo do Estado e a concessionária foi firmado em dezembro passado, no fim da gestão Cláudio Lembo (PFL).