A Michelin está fazendo um recall mundial de pneus de motocicletas de alto desempenho, que envolve cerca de 65.000 pneus no mundo, segundo agências de notícias. No Brasil a empresa emitiu comunicado que não consta do seu site www.michelin.com.br e não oferece maiores informações aos seus clientes. Diference do comunicado de imprensa sobre o recall desses pneus que constam do site da empresa nos EUA desde o último dia 15.

Na seção de pneus para motocicletas do site brasileiro aparece chamada para os pneus da Linha Pilot Power que estão sendo objeto de recall mas não há referência quanto à convocação. No site do DPDC – Departamento de Proteçào e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça (MJ) não consta nenhuma convocação, apesar de ser obrigatório informar ao DPDC por lei. Na mídia praticamente não há referência ao recall da Michelin revelando que o comunicado oficial não teve repercussão, o que deixa os proprietários desinformados.

Além do mais, o comunicado enviado pela Michelin para o Estradas.com.br não deixa claro os riscos envolvidos.


Veja o comunicado oficial da empresa:

A Michelin lança uma campanha de recall para os pneus de moto Pilot Power 2CT e Pilot Power, fabricados na França, da dimensão dianteira 120/70 ZR 17. A análise desses pneus revela possível defeito da banda de rodagem, devido a um defeito de fabricação. Nenhum dos pneus sofreu perda de pressão, não tendo ocorrido nenhum acidente com danos pessoais.

Como a segurança dos clientes é sua principal preocupação, o Grupo Michelin decidiu, por medida de precaução, trocar os pneus da dimensão dianteira 120/70 ZR 17 Michelin Pilot Power 2CT e Michelin Pilot Power, identificados pelos seguintes elementos no flanco do pneu:
a menção “Made in France”
as identificações: DOT 6UCW 980T ou DOT 6UCW 979T.

Todas as providências necessárias estão sendo tomadas pela Michelin.

Posteriormente, será comunicado aos clientes um número de telefone, onde poderão ser encontradas todas as informações pertinentes.