O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), assina hoje, em Mato Grosso, uma gama de convênios e protocolos voltados especialmente a investimentos nas rodovias federais que cortam o Estado. Informações divulgadas ontem davam conta que as futuras liberações poderão chegar ao montante de R$ 880 milhões, sendo R$ 400 milhões para as BRs 163, 364, 174 e 158.

Direto de Brasília, no início da manhã, Nascimento desembarcará primeiramente em Rondonópolis, às 8h30. O primeiro evento oficial será a solenidade de lançamento da travessia urbana na cidade. De lá, o ministro seguirá para a Cuiabá, com a chegada programada para às 11h. No Palácio Paiaguás, ele assinará uma série de atos e convênios entre Estado e governo federal.

De Mato Grosso, Nascimento seguirá para Manaus (AM), às 15h30. Antes disso, deverá se reunir com o governador Blairo Maggi (PR). A pauta incluirá o panorama políticos das articulações e projetos do PR no país. Nascimento e Maggi são considerados os grandes expoentes do partido na cena nacional.

Informações divulgadas ontem apontam que serão liberados recursos para travessias urbanas também nos municípios de Jaciara, Água Boa, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Rosário Oeste e Nobres e a retomada das obras de duplicação da BR-364 na região da Serra de São Vicente. De acordo com o deputado federal Wellington Fagundes (PR), ele ainda deverá anunciar o liberação de recursos para a duplicação da BR-364/163 entre Rondonópolis e Cuiabá, projeto incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ontem, o Departamento Nacional de Infra-estrutural de Transportes (Dnit), ligado ao Ministério, informou que serão assinados ao todo 31 documentos entre prefeituras, Estado e União, entre convênios, avisos de licitação e protocolos de intenção, 27 deles envolvendo obras do PAC, como as obras de manutenção das BRs 163, 364, 174 e 158. O diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, acompanha o ministro na visita ao Estado. Pagot é ex-secretário de Estado do governo Maggi.