O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos e o governador Jorge Viana visitaram nesta terça-feira o canteiro das obras de asfaltamento da BR-317, no trecho que liga a BR 364 a Boca do Acre, no Amazonas. No acampamento da construtora Fidens, empreiteira da obra, o ministro participou de um café da manhã com empresários, lideranças de classe, políticos e técnicos federais e estaduais. Passos estava acompanhado do diretor de operações do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit), Hideraldo Caron.
A Fidens mantém 100 homens trabalhando no trecho de 20 quilômetros em asfaltamento. A meta é ligar o Acre ao Amazonas, até a cidade de Boca do Acre, até o próximo ano. Ainda faltam cerca de 50 quilômetros a serem asfaltados, ultrapassando inclusive a divisa dos dois Estados. A previsão é que no final de 2006 esta etapa da obra, que está custando em torno dos R$45 milhões, esteja concluída.
Durante o café da manhã, o ministro anunciou a liberação de R$7 milhões para continuidade dos trabalhos. Aplaudido, ele confirmou que a verba já está empenhada e será liberada para agilizar os serviços na BR 317, que para o Governo Federal é um dos eixos da integração sulamericana. “Estamos fazendo esse anúncio para que a BR 317 possa continuar dentro do melhor ritmo. Mas nós vamos empenhar mais ainda”, disse Passos. Com esse apoio, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre) irá melhorar profundamente ao menos 18 além da fronteira, uma vez que o pior trecho da BR se encontra em território amazonense.
O ministro falou das obras, programas e realizações do Governo Federal em várias áreas, citando, como exemplo, os avanços obtidos no Acre a partir de uma parceria séria e respeitosa com o Governo do Estado. “Jorge Viana é um governante sério e tem todo o apoio do Governo Federal para implementação de seus projeto. Este, da pavimentação da BR 317, é um dos que estão relacionados à integração do continente”, afirmou.
Terraplanagem – Em seguida, o ministro e o governador visitaram o trabalho de terraplanagem que está sendo realizado no final do trecho asfaltado. Em conversa com técnicos, empresários e lideranças comunitárias, Passos deu demonstração de que gostou do ritmo das obras. O Governo do Estado deu início ao asfaltamento de 21 quilômetros da rodovia ainda no primeiro mandato de Jorge Viana, desde a localidade conhecida como Quatro Bocas até o Igarapé Bagaço, desde onde a Fidens trabalha atualmente.
A BR 317 integra a Estrada do Pacífico, que liga o Brasil aos portos do Pacífico por um caminho mais curto. Ao chegar a Boca do Acre, cidade banhada pelo rio Purus, estará criado um novo modal desde Belém, passando por Manaus até as cidades ao Sul do Amazonas, a estrada estará amplialndo a integração entre o Brasil, o Peru e a Bolívia.
Apesar de simples, a visita do ministro foi concorrida e contou com as presenças dos secretários de Estado Sergio Nakamura (Infra-Estrutura e diretor do Deracre); Denise Garrafiel, de Extrativismo e Produção Familiar; Gilberto Siqueira (Planejamento) e Mauro Ribeiro (Agricultura). Empresários do ramo da construção civil e pecuária estiveram presentes também. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Manoel Lima, participou do café da manhã.