Durante uma barreira da Receita Federal na BR-471 – estrada que liga Rio Grande ao Chuí – o motorista do Kadet bordô, placas IEO 1546, não atendeu à solicitação para que parasse e ainda tentou atropelar um policial do Exército, que acompanhava a operação. O fato ocorreu no Km 450, próximo à estação do Ibama no Taim, quando o motorista jogou seu automóvel para cima do soldado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizada na Vila da Quinta, foi comunicada do ocorrido, quando recebeu informações sobre as características do automóvel. Ao tentar passar pela BR-392, o condutor do automóvel foi abordado pelos policiais que confirmaram o fato com o próprio motorista.

Este foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi registrada a ocorrência policial, sendo indiciado pelo crime de tentativa de homicídio pelo Exército. O acusado foi encaminhado para a Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg) e a polícia irá investigar o motivo que ocasionou sua fuga da barreira.
A decisão de detê-lo em flagrante partiu dos depoimentos colhidos pela vítima e demais testemunhas.

A operação iniciou na última terça-feira e tem como objetivo identificar possíveis cargas irregulares, como contrabando, armamento, além de quantidades excessivas de objetos trazidos da fronteira com o Uruguai. O Exército encontra-se no local para dar cobertura policial aos fiscais da Receita Federal.