O programa Motorista Cidadão formou, na noite de quarta-feira (30/07), sua 13ª turma. Foram 650 profissionais certificados pela Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). A solenidade, realizada no Teatro João Caetano, no Centro do Rio, contou com a presença do secretário de Transportes, Julio Lopes, do diretor de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Arthur César, e do diretor da FGV Projetos, Edson Américo. O programa tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar os motoristas de transportes coletivos das empresas do Estado do Rio de Janeiro.
Para receberem a certificação, os motoristas tiveram que freqüentar aulas, passar por um treinamento com duração de um mês e realizar uma prova de avaliação. Julio Lopes acredita que o programa dá oportunidade aos profissionais de trazerem um pouco mais de civilidade à sociedade.

– O curso prepara o motorista para lidar com os diferentes comportamentos dos passageiros, além de ensinar direção responsável e defensiva, respeito às leis, foco em atitudes como parar próximo ao meio-fio e tratar os passageiros com cortesia – explicou o secretário de Transportes.

Cerca de 84% da população utiliza o serviço de ônibus e aproximadamente 98 mil profissionais trabalham para as empresas afiliadas à Fetranspor.

– Esses funcionários representam o setor. Assim como eles precisam agir tendo sempre em mente as regras da cidadania, a sociedade também precisa respeitar e valorizar o motorista – disse Julio Lopes.