Condutores de ônibus que atendem rotas entre bairros da capital temem perder passageiros para linhas intermunicipais recém-criadas
Motoristas do transporte suplementar que operam na capital promoveram ontem um protesto pelas ruas da cidade, do Mineirão até a Câmara Municipal, para reclamar da atuação do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER).
Segundo o motorista José Geraldo Pereira, o órgão estadual criou itinerários de ônibus intermunicipais (que deixam as cidades da região metropolitana em direção ao centro) coincidentes às rotas que eles atuam, entre os bairros de Belo Horizonte. O temor da categoria é que ocorra uma redução do número de passageiros, que poderiam migrar para essas linhas intermunicipais.
O anúncio da criação das 46 novas rotas do DER aconteceu na última semana. “Esse tipo de interferência acontece muito em Venda Nova e no Anel Rodoviário. Ao criarem linhas com o mesmo trajeto que o nosso, vamos perder passageiros”, reclamou Pereira. Ele teme que a consequência disso seja a falência da categoria.
“Temos uma despesa mensal com a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte). Se não tivermos usuários, como vamos pagá-la?”, questionou. A BHTrans, por meio da assessoria de imprensa, informou reconhecer o problema e que notificou o DER sobre a questão.
Durante a manifestação de ontem, a Polícia Militar recolheu o carro de som dos motoristas. Hoje eles devem retornar à Câmara para solicitar uma audiência pública. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) garantiu, em nota, que a implantação das novas linhas de ônibus no sistema metropolitano não entrará em conflito com os suplementares gerenciados pela BHTrans.
Isso porquê, segundo a Setop, os usuários dos coletivos do DER são, em sua grande maioria, formados pelos moradores de fora da capital.