Em tempos de Lei Seca, a Oktoberfest de Blumenau preparou uma série de ações para incentivar o consumo responsável de bebidas alcoólicas na festa e evitar acidentes de trânsito. O Projeto Oktober Segura, realizado pela Escola Pública de Trânsito de Blumenau em parceria com o Grupo RBS, viabilizado pelas marcas Brahma, Volkswagen, Pepsi e Tractebel Energia, terá ações práticas e educativas, com uma abordagem ativa do público, de 9 a 26 deste mês, nos pavilhões do Parque Vila Germânica.
Além de uma campanha de conscientização nos veículos do Grupo RBS – jornais, rádio, TV e internet -, um estande do projeto será montado dentro do Parque Vila Germânica, oferecendo teste de bafômetro e orientações sobre os efeitos do álcool no organismo e como eles podem afetar a capacidade do motorista.
Quem não passar no teste será encaminhado aos serviços de transporte alternativos para voltar para casa ou hotel com segurança. Os horários das linhas de transporte coletivo serão ampliados, com 67 horários extras de ônibus diariamente durante a semana e 260 nos finais de semana. Nos dias de maior movimento, serão disponibilizadas vans gratuitas para transportar passageiros da Vila Germânica até o Terminal Proeb. O público poderá contar ainda com uma frota de 140 táxis e 10 moto-táxis cadastrados na saída da festa. Com estes serviços será possível transportar uma média de 1,5 mil pessoas por noite.
Uma outra opção para evitar a combinação entre álcool e direção é escolher quem será o “Amigo da Oktober”. A campanha pretende estimular que os grupos de amigos escolham um membro para ser o motorista da noite e não ingerir álcool. Durante o período da festa, o grupo poderá se revezar nesta função.
O chope oficial da 25ª Oktoberfest de Blumenau é da Brahma, que também apresenta a festa. Volkswagen, Pepsi e Tractebel Energia são os patrocinadores. A promoção é do Grupo RBS.