Após superar a etapa das reestruturações administrativa e tributária, em projetos já votados e aprovados pela Assembléia, o governador Alcides Rodrigues define um novo momento para seu governo e mira na gestão de infra-estrutura o seu alvo principal de ação. Nos últimos dias, cresceu o ritmo de obras inauguradas por ele no interior, principalmente aquelas realizadas em convênio com o governo federal, outra instância que tem como principal programa atualmente uma agenda nacional de custeio de obras, o PAC.

Assim, com a receita do Estado caminhando para a ordem, Alcides Rodrigues firma na Agenda Positiva uma nova etapa a ser vencida. “A verdade é que estamos num ritmo muito grande de inaugurações e também de ordens de serviço, autorizações para muitas outras obras”, definiu ontem o governador, em Goianira, durante seqüência de visitas de entrega de benefícios ao município e a mais 3 cidades da região (ler abaixo).”Temos centenas de obras espalhadas nos municípios goianos, prontas para serem inauguradas”, adiantou.

PROXIMIDADE
A estratégia traz a reboque a aproximação com as bases. Há cerca de três meses, Alcides já havia informado, em reunião com deputados aliados no Palácio, que utilizaria a programação da Agenda para se aproximar do interior, como reforço de compromisso com os parlamentares. Alcides reconheceu que tem confiança nos deputados aliados e tem sido correspondido na Assembléia, como na aprovação na terça do pacote tributário, aprovado em primeira votação. “A Assembléia tem analisado com muito critério as mensagens encaminhadas pelo Executivo. Mais uma vez ela viu a importância de fazermos modificações que no momento são importantes para Goiás como um todo”, analisou Alcides, ao comentar a revisão dos benefícios fiscais inseridos na proposta aprovada. “Goiás precisa destas reformas para continuar se desenvolvendo”, acrescentou.

Na maratona de inaugurações ontem, Alcides esteve em Goianira entregando a ampliação do sistema de abastecimento de água, a inauguração de 30 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica no Parque Los Angeles e a nova sede da Secretaria Municipal de Educação.

Depois seguiu para a cidade vizinha, Brazabrantes, e inaugurou a reforma do Ginásio de Esportes, da sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Creche do Projeto Criança Cidadã, a reforma do Centro Cultural Iron Junqueira e a revitalização da Praça São João Batista. Já em Araçu, Alcides inaugurou o Laboratório do Projeto Oficina Digital em parceria com a BrasilTelecom.

Alcides fechou a agenda em Inhumas, onde inaugurou a reforma da Escola Municipal, o Laboratório do Projeto Oficina Digital da Escola Estadual João Lobo Filho e a reforma e adequação do Colégio Estadual Horácio Antônio de Paula. Ainda em Inhumas, Alcides Rodrigues entregou ao município a reforma do Colégio Estadual Sizelízio Simões de Lima, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e a revitalização da Praça da Vila América.

Ainda em Inhumas, o governo de Goiás anunciou a retomada das obras de duplicação da GO-070, com início no trevo de acesso ao município de Araçu (GO-222). O projeto prevê duplicação de todo o trecho da rodovia entre Goiânia e Inhumas, com 41,60 quilômetros. Desse total, 19,20 quilômetros já foram duplicados. A duplicação dos 22,60 quilômetros restantes entre Goianira e a cidade de Inhumas vai custar R$ 17.861.242,00, recursos já estão assegurados pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide)

QUALIFICAÇÃO
Ao lado da secretária de Cidadania e Trabalho, Flávia Morais, o governador antecipou que lançará em Goiás, na próxima semana, o Programa Projovem Urbano, que pretende qualificar inicialmente 18 mil jovens de todo o Estado para o mercado de trabalho. “Serão jovens de 18 até 29 anos que estarão neste programa, um convênio com o governo federal para se qualificar para adentrar imediatamente ao mercado que está sendo criado pelas indústrias que tem se instalado em Goiás”, explicou. “Para que outras pessoas de outros Estados não venham ocupar estes postos, nossa meta é terminar nosso governo com 40 mil jovens já capacitados”, acrescentou Alcides.


GOVERNADOR DIZ QUE NÃO VAI IMPOR SANDES

O governador Alcides Rodrigues (PP) disse ontem, durante visita ao município de Goianira, que não acredita que os movimentos dos partidos aliados nesta última semana de definições, buscando lançar ou firmar nomes para concorrer no pleito de Goiânia, e não declarando apoio ao candidato escolhido por ele, possam ser sinal de desunião da base em torno da candidatura de Sandes Júnior (PP). “Eu não vejo como uma sinalização de que não possam apoiar o Sandes”, disse Alcides. “Eu quero, faço um grande esforço (e o próprio Sandes também) para que nós possamos caminhar juntos”, completou.

Alcides Rodrigues disse também que não vai impor a candidatura do deputado Sandes Júnior aos partidos aliados. “Ninguém faz nada com imposição, não fiz isso em nenhum momento. É por isso que tenho boa convivência com todos”, acredita.

O governador prevê mais de uma candidatura dos aliados, estratégia que parece não defender. “Se caminharmos com mais uma candidatura, que não a candidatura única, paciência…Mas nós fizemos um grande esforço para que possamos estar juntos”, definiu. “Acho que todos têm uma predisposição muito grande para que tenhamos uma candidatura única. Se tiver mais de uma, vamos respeitar a decisão dos partidos”, reforça.

Apesar do tom conciliador, Alcides manda um recado para sua sustentação. “É importante estarmos juntos neste momento numa disputa na capital – isso vai ter reflexo em outras cidades do interior”, avisa.