Os produtores rurais do PADF ganham nova área de escoamento de produção, com a pavimentação da DF 130, trecho BR 250 e DF 295 (divisa com GO). O benefício foi entregue aos produtores rurais, nesta segunda-feira (27), pela governadora Maria de Lourdes Abadia.
A obra realizada pela Secretaria de Infra Estrutura e Obras, em parceria com a Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e o Governo do Distrito Federal (GDF) é uma reivindicação antiga dos produtores da região do PADF. Antes, para transportar sua produção até Luziânia, por exemplo, eles tinham de percorrer 191 quilômetros, e agora com a conclusão da pavimentação asfáltica da DF 130, esse percurso será reduzido para no mínimo 40 quilômetros.
De acordo com o secretário de Infra Estrutura e Desenvolvimento Urbano do DF, Genésio Tolentino, outro fator muito importante na pavimentação deste trecho é a diminuição do tráfico pesado nas rodovias do DF como BR 020, Estrada Parque Indústria e Abastecimento, e o Eixo Rodoviário Norte. “Com essa nova saída para a produção rural, os transportadores e produtores rurais vão ganhar tempo e economizar dinheiro no transporte de sua produção”, avalia.
A obra que têm um percurso de 11,7 quilômetros de extensão, onde foram investidos R$ 7.642.668,53 e foi realizada em menos de um ano. “Mesmo contando com problemas de natureza especial, como as fortes chuvas que estão caindo em todo o DF. Para a conclusão total da pavimentação até Cristalina/GO, faltam apenas 10 quilômetros, que é de responsabilidade do governo de Goiás, que já está trabalhando para que isso aconteça”, comentou Abadia.
A governadora lembrou, também, a importância dos produtores rurais na vida de cada cidadão. “Todos os produtores são de relevada importância, por tudo que produzem, pelos empregos que geram, pelo pão, pela comida, pela alimentação que colocamos em nossas mesas. Devemos muito a vocês, que lutam debaixo de sol e chuva para produzir. Então, acho que não é mais do que obrigação fazer algo para melhorar a vida da população rural. Então, contem comigo, quero deixar isso bem claro. Quero ser um instrumento do bem, por isso quero terminar tudo aquilo que programamos, facilitando tudo para o novo governo que está entrando, e adiantar o que puder, para cumprir nossa missão”.
A nova pavimentação facilita não só o escoamento da produção agrícola, mas também a vida da comunidade rural do PADF. “O término da DF 130 é uma reivindicação antiga dos produtores rurais e que fez parte do pacote de obras do nosso governo. Hoje, estamos muito alegres em poder entregar essa obra concluída à comunidade local. E uma coisa temos certeza: essa obra vai melhorar muito a qualidade de vida dos produtores, dos estudantes e de quem circula por essa estrada. Por isso, faz parte do nosso compromisso, do nosso programa de finalizar todas as obras que estão em andamento”.
Para o diretor da Federação de Agricultura do DF, Egídio Bonato, a importância da obra é essencial. “Essa obra vai ajudar, em muito, a agricultura, pois a distância daqui a Cristalina vai diminuir muito, além de não ser preciso, a partir de agora, os caminhões pesados passar por dentro de Brasília”, ressalta.
Segundo Egídio, o movimento de todos que passam pelo Centro-Oeste e cortam caminho por aqui vai diminuir. Pessoas que vão para Bahia e Maranhão, por exemplo, vão poder cortar caminho pela DF 130. “Para nós, agricultores daqui, vai ser uma maravilha, por exemplo, irmos daqui a Cristalina, Brasília e Luziânia. São 170 quilômetros e com essa nova estrada, conseguimos fazer o trajeto com 91 quilômetros. Isso é uma diferença muito grande, inclusive para quem trafega com caminhões carregados”.