A proposta é utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula por alunos de escolas públicas para sensibilizar os motoristas sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito e do bom senso ao volante. É por isso que a NovaDutra está distribuindo esta semana em suas praças de pedágio cartas escritas de próprio punho por alunos de escolas públicas de cidades servidas pela Via Dutra (a mais importante ligação rodoviária entre São Paulo e Rio de Janeiro).

As cartas compõem um dos exercícios praticados pelas crianças em sala de aula e integram o Programa Estrada pela Cidadania, conduzido pela NovaDutra com o objetivo de contribuir para a formação dos cidadãos-motoristas do amanhã. Sua proposta é envolver as crianças de comunidades vizinhas à rodovia com as questões do trânsito por meio da difusão de informações sobre segurança e cidadania.

“Seu motorista, vou lhe falar: tem que usar cinto de segurança. Se ficar bêbado tem que falar com outro cara para dirigir o seu carro ou tem que ficar na garagem”, escreveu Wallace, de 9 anos, da cidade de Cachoeira Paulista.

“Motorista, na hora de andar de carro, use sempre o cinto de segurança, respeite o limite de velocidade, ponha os braços e a cabeça para dentro do carro, nunca fale no celular dirigindo, e se beber não dirija!”, recomendou Fabíola, também de 9 anos, de Cruzeiro (SP).

A carta é produzida em um impresso enviado pela NovaDutra às escolas. Nele, há um endereço eletrônico e um endereço de caixa postal tradicional, para que os motoristas respondam às crianças caso desejem.

“Muitos motoristas respondem emocionados, demonstrando que receberam com simpatia as recomendações de segurança dadas pelas crianças”, informa Gilberto, lembrando que as respostas são encaminhadas às escolas que se encarregam de comunicar aos professores e alunos.

Programa Estrada para a Cidadania

Introduzido nas cidades que margeiam a Dutra no ano passado, o Programa Estrada para a Cidadania abrange 33 cidades que margeiam a Dutra, envolvendo 1.700 educadores e 50 mil alunos.