As discussões sobre um novo projeto para a construção da Via Rápida – um novo acesso de Criciúma à BR-101, passando por Içara – devem iniciar na próxima semana, informou ontem o deputado estadual Décio Góes (PT). Na última quinta-feira, autoridades e representantes das comunidades atingidas pela obra participaram de uma audiência pública em que ficou definida a formação de um grupo de trabalho para rediscutir a obra.
Segundo Góes, o objetivo do grupo de trabalho será negociar o novo projeto junto à SC Parcerias. “Esta reunião já será dentro do grupo de trabalho. Esse grupo vai estudar a formatação de um novo projeto, avaliando as propostas possíveis, como a provável mudança do trajeto da rodovia”, disse.
Na ocasião da audiência pública, surgiram outras duas idéias de criação de um novo acesso para Criciúma. Uma delas, sugerida pelo secretário de Obras de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, que consiste basicamente em aproveitar outras vias já existentes. Alargá-las e ampliá-las, formando uma nova estrada de acesso rápido até a BR-101. Outra proposta mostrada na audiência foi a idéia inicial de quando Décio Góes era prefeito de Criciúma. “Nosso objetivo é justamente utilizar o que tem de melhor nesses três projetos e criar um quarto, de modo que a obra possa realmente favorecer o desenvolvimento regional, sem prejudicar a comunidade. Assim, todos seriam favorecidos”, destacou o deputado.
Representantes do Legislativo estadual e municipal
O grupo de trabalho que vai discutir uma nova Via Rápida será formado por representantes das câmaras de vereadores de Criciúma e de Içara; do núcleo gestor de elaboração do Plano Diretor dos dois municípios; da Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembléia Legislativa, a das comunidades envolvidas no processo. O prazo inicial para que cheguem a uma conclusão é de 60 dias.