Brasília – Na próxima semana serão retomadas as obras de pavimentação da rodovia Transamazônica (BR-230), no trecho entre Altamira e Medicilândia. E até novembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) deve conceder a licença ambiental para que possa começar o asfaltamento de três trechos na Transamazônica, entre Altamira e Marabá.

Foi isso que a governadora Ana Júlia Carepa conseguiu nesta quinta-feira 7, no Palácio do Planalto, em audiência com secretário-executivo da Casa Civil, Gile Azevedo. Na reunião, ficou acertado que as empreiteiras responsáveis pelo trecho Altamira-Medicilândia serão autorizadas pelo Ministério dos Transportes a retomar as obras, interrompidas por causa das chuvas e por atrasos no cronograma de liberação dos recursos.

“Tudo vai ser normalizado”, garantiu Ana Júlia Carepa. “Temos pressa porque queremos aproveitar esse período sem chuvas para tocar as obras até que elas sejam concluídas”, disse a governadora, que foi Palácio do Planalto acompanhada pela secretária de Planejamento, Ana Cláudia Cardoso.

A governadora informou ainda que já está negociando com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que o Ibama possa acelerar o processo de concessão da licença ambiental das obras da BR-230 no trecho Altamira-Marabá. O Ibama tem até novembro para liberar a licença, mas a expectativa da governadora é que o documento seja liberado bem antes. “É isso que estamos negociando com o ministro. Assim que a licença for concedia, as obras começam imediatamente”, garantiu.