Os usuários da BR-135 estão ansiosos para que as obras de recuperação no trecho de 300 km, compreendidos entre o trevo com a BR-140 e a cidade de Montes Claros sejam iniciadas. A comissão de licitação do Departamento nacional de Infra-Estrutura em Transportes – DNIT – divulgou o resultado das propostas de adequação e restauração da BR-135. Dividida em três lotes, as obras deverão iniciar em abril.
Segundo o resultado, ficou com o Lote l, o Consócio Conserva de Estradas e Egesa, com o Lote ll, Consórcio: ARG, Pavotec, Estacon, Triunfo e com o Lote lll, Consórcio Fidens, Barbosa Mello, Aterpa. As obras podem chegar a R$ 500 milhões. Principal ligação entre o Norte de Minas e Belo Horizonte, a BR-135 é considerada uma das rodovias federais em piores condições. Alguns trechos recebem apenas ações de tapa-buracos.
A previsão, de acordo com o projeto, é de serem feitas adequações, melhoramentos e intervenções nas entradas das cidades. O asfalto será quase todo removido e refeito, e 30 pontes serão alargadas. Estão previstas ainda obras de alargamento, com a implantação da terceira faixa em 20% da rodovia.
– É um projeto moderno que privilegia a tecnologia usada na conservação e manutenção de estradas com o asfalto polímero, mais flexível, dando condições de vida útil de até 10 anos – diz Jamil Curi, empresário da Pavisan.
PROJETO
O projeto de revitalização desse trecho foi doado ao DNIT pela Associação Comercial Industrial e de Serviços – ACI.
– Montes Claros e o Norte de Minas são umas das principais malhas viárias do país, porém com grande parte das rodovias em condições precárias. Essa obra vai beneficiar diretamente a escoação de produtos e gerar mais desenvolvimento para o Norte do Estado – ressalta o presidente da entidade, Geraldo Drumond.