Projeto tem intenção de desafogar tráfego no trecho urbano de BRs 050/365/452

As obras entre o posto da Matinha e o trevo do Parque do Sábia, que incluem seis viadutos e uma pista denominada trincheira, de cerca de 900 metros e que está em processo de construção no meio da pista dupla desde setembro do ano passado, devem ficar prontas até o fim do ano. O objetivo da trincheira é desafogar o intenso tráfego deste trajeto, denominado trecho urbano das BRs 365/050/452.

Sobre as trincheiras serão construídos dois viadutos, próximos um do outro, e que ligarão os bairros Tibery e Custódio Pereira. O outro viaduto deste trecho será entre a rua Grécia e Atenas, para um futuro acesso ao atacadista Makro àqueles motoristas que vêm no sentido do Trevo Parque do Sabiá – onde estão sendo construídos quatro viadutos.

De acordo com o supervisor regional do Departamento de Nacional de Infra-Estrutura e Transportes – Dnit em Uberlândia, João Andréa Molinero, ainda para este ano o governo federal vai liberar R$ 27,5 milhões oriundos do orçamento do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) de 2007, que é R$ 53 milhões para todas as obras das BRs 365/050/452 entre o trevo do Parque do Sabiá e o trevo do bairro do Tocantins.

Estão sendo usados R$ 20 milhões para todas as obras desse trecho, que ainda incluem a construção de 7 passarelas de pedestres, duplicação de toda a rodovia, entre outras obras de acesso dos bairros à rodovia. Além disso, as obras também são voltadas para os reparos da má-conservação do trecho. “Já foram gastos em toda as obras do trecho urbano destas BRs R$ 21 milhões, que antes eram oriundos do Plano Piloto de Investimento (PPI).

Dentro do orçamento total dessas obras, de aproximadamente R$ 100 milhões, ainda faltam R$ 33,5 milhões que seguramente serão liberados no ano que vem. A expectativa é que até o final de 2008 todas as obras do trecho estejam prontas”, concluiu.

Segundo o frentista do Posto da Matinha, Vital Basílio, o movimento nesse trecho é intenso praticamente todo o dia e ele espera que, futuramente, a trincheira possa desafogar o trânsito no local. “O trânsito só começa a dar uma melhorada a partir das 23h”, assegurou. No entanto, o vendedor Velódio Cristo, que passa diariamente pelo local, acredita que as obras da trincheira não desafogarão o trânsito. “A trincheira será num trecho muito curto e por isso acredito que não será suficiente para diminuir o movimento. Acho que as obras para separar o trânsito rodoviário e urbano deveriam ser do outro lado da cidade, próximo à entrada de Araguari. Nesse trecho do Posto deveria estar concentrado somente o tráfego urbano”, afirmou.