Trecho que está sendo duplicado fica entre Araranguá e Sombrio
A retomada das obras de duplicação da BR-101 Sul no lote 29, entre Araranguá e Sombrio, vai ser intensificada a partir de 1º de junho, um ano e três meses após a desistência da empresa que venceu a licitação pública.
Desde a última sexta-feira, um trator de esteira e uma máquina escavadeira limpam o terreno às margens do km 432, na localidade de Guarita, em Sombrio. A obra foi assumida pela Construtura Triunfo, que também é responsável pelo lote 26, entre Tubarão e Capivari de Baixo.
De acordo com a empresa, ela se encontra em processo de mobilização, com a contratação de funcionários e o transporte de máquinas para os serviços de terraplanagem.
A intenção inicial da construtora era ter retomado os serviços desde o último dia 16, quando as primeiras máquinas começaram a chegar ao trecho, mas as chuvas que atingiram a região atrapalharam o cronograma.
A Construtora Triunfo estima que irá gerar de 250 a 300 empregos diretos durante o auge das obras, que abrangem 26 quilômetros de extensão.
Abandonado desde março de 2006, quando a empreiteira vencedora da licitação paralisou os trabalhos de drenagem ao longo de 16 quilômetros e de terraplanagem em outros quatro quilômetros, o trecho virou um pesadelo para a população dos bairros próximos à rodovia.
Em dias de chuva, as obras incompletas de drenagem dificultam o escoamento da água das vias marginais, que ficam alagadas e causam transtornos para os moradores.
Orçado em R$ 103 milhões, o lote 29 tem 27 quilômetros de extensão (entre o km 411 e o km 437). Com pista dupla, estão previstos a construção de uma ponte, 10 passarelas, oito passagens inferiores e dois viadutos, além de 42 quilômetros de vias laterais.