Prevista para ser inaugurada em agosto de 2008, nova ponte na BR-040, perto de Congonhas, não será liberada para o tráfego de veículos antes do final do ano que vem
O viaduto em construção para substituir o trágico Vila Rica, mais conhecido como Viaduto das Almas, no km 592 da BR-040, próximo a Congonhas, região Central, será inaugurado quatro meses depois do previsto, aumentando a angústia de quem passa pelo local. O fim da obra seria em agosto de 2008, mas o pontilhão não ficará pronto antes de dezembro por dois motivos: as fortes chuvas de fim de ano e a demora na liberação da licença ambiental. Mas o atraso poderá ser maior: o recurso já empenhado pelo governo federal (R$ 9 milhões) acaba em junho e, se o restante do dinheiro orçado (mais R$ 17 milhões) não for assegurado antes disso, a construtora contratada pela União admite que o ritmo de trabalho será reduzido.
“O contrato (para construção do viaduto) foi feito em agosto, mas o Instituto Estadual de Florestas só autorizou o início da obra em novembro”, reclama Cornélio José Temponi de Sá, diretor-operacional da empresa M. Martins, construtora da ponte. Já o diretor de Monitoramento e Licenciamento do IEF, Rubens Vargas, rebate a informação: “Eles não entregaram a documentação correta em tempo hábil. Quando fizeram, a autorização saiu rapidamente. Se tivessem entregue corretamente, a liberação seria imediata”.
Mas novo atraso pode ocorrer. “A obra está orçada em R$ 28 milhões, sendo que R$ 9 milhões já foram empenhados. Destes, R$ 4 milhões foram gastos e R$ 5 milhões dão para até junho. O ideal é que o restante saia antes de maio. Do contrário, estamos sujeitos a (mais um) atraso no cronograma físico da obra”, alerta o engenheiro. Por sua vez, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), órgão que fiscaliza a obra, informou que não há este risco. O Dnit assegurou que o governo federal não permitirá que a obra seja paralisada por falta de verba e que o dinheiro será empenhado em breve.
Alheios aos bastidores da construção do novo viaduto, motoristas e passageiros que passam diariamente pelo Vila Rica torcem para que o novo viaduto seja construído rápido. Ele terá 460 metros de extensão, 60 de altura e 21 de largura. As dimensões são bem melhores do que as do atual: 262 metros de comprimento e apenas nove de largura. Porém, a principal diferença é que o pontilhão será em linha reta. O atual está numa curva e já matou cerca de 200 pessoas desde 1957, quando foi inaugurado.
Deputados estaduais da comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas foram até o local, segunda-feira, vistoriar o projeto de perto. O presidente da comissão, Gustavo Valadares (PFL), lamentou a demora na inauguração e disse que os parlamentares vão se empenhar para que a União não atrase a liberação do recurso. Ele estará em Brasília, nos próximos dias, para tratar do assunto com os colegas de Congresso Nacional e representantes do governo federal.