Três grandes obras rodoviárias importantes para Mato Grosso, por se tratarem de eixos estruturantes, vão estar em andamento ainda neste mês de outubro. Dois trechos da BR-163 que corta Mato Grosso de Norte a Sul e a BR-158 são compromissos assumidos pelo governo federal com o Estado de Mato Grosso. As obras que serão retomadas não deverão ser mais paralisadas até que estejam concluídas, já que os maiores problemas apontados, relacionados a questões ambientais,
foram regularizados.

No próximo dia 26, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, em solenidade oficial às 9h, autoriza as obras licitadas de recuperação e implantação de alguns trechos da BR-163, entre Várzea Grande e Jangada, num total de 67 quilômetros e que custará R$ 23,3 milhões divididos em dois trechos.

A outra obra também é na BR-163 no trecho da Serra da São Vicente e destina-se a melhoria e conclusão da duplicação. Custará R$ 16.551,508,46, sendo que deste total R$ 1,6 milhão é proveniente do governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Infra-estrutura.

Também está pronta a documentação e a parte legal das obras da BR-158, que já inaugurou os primeiros 17 quilômetros iniciais. Esta rodovia faz a interligação entre todos os municípios do Vale do Araguaia e é considerada a redenção da região e, principalmente, a interligação de parte de Mato Grosso com outros estados como Tocantins, Goiás, Maranhão, Pará e Amazonas. Nesta obra federal, 50% dos recursos são do governo federal e 50% do governo do Estado em parceria com a Assembléia Legislativa, onde os 24 deputados abriram mão de suas emendas parlamentares.

Até 2010 a previsão é de que Mato Grosso seja cortado por duas rodovias no sentido Norte/Sul e duas no sentido Leste/Oeste, algumas delas feitas em parceria com o governo do Estado e outras apenas com recursos federais. O Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT) da 11ª Região, com sede em Mato Grosso, já foi autorizado a dá seguimento à parte burocrática para que as obras sejam iniciadas imediatamente, como no caso da Serra de São Vicente, onde a construtora Encomind
já está autorizada para realizar as primeiras medições para que as obras possam ser realizadas.

As obras rodoviárias federais em Mato Grosso serão somadas ainda às rodovias estaduais, já que o governador Blairo Maggi (sem partido) pretende pavimentar mais 2,5 mil quilômetros, interligando acessos estaduais às rodovias federais e criando um sistema integrado de transporte rodoviário para escoamento do maior produtor agrícola do Brasil.

Também estão previstos outros investimentos do governo federal em infra-estrutura no Estado.

Hoje, o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, anuncia recursos para o setor de energia elétrica e instalação de hidrelétrica.