Um ônibus desenvolvido pela Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), é uma das atrações da ELE-DRIVE Transportation, iniciada nesta quarta-feira (17), na cidade de Estoril, em Portugal. Em seguida, esse modelo já em utilização no transporte urbano na região do ABC paulista e em Porto Alegre (RS), será apresentado em outras feiras do setor de transportes em diversos países da Europa.

Reconhecimento

Premiada com o 2003 World Technology Awards, a tecnologia híbrida da Eletra representará o potencial brasileiro no segmento de transporte de passageiros. Sobre o chassi, construído pela própria Eletra, o ônibus possui carroceria Marcopolo, do modelo Viale, e um conjunto de baterias alimentado por um motor a diesel do tipo High Speed 2.8L, produzido pela International Engines.

O ônibus híbrido brasileiro é cerca de 60% menos poluente que um modelo convencional e permite economia de combustível de até 40%. O motor a diesel, funcionando em regime de rotação fixo no ponto ideal, alimenta um conjunto de baterias que fornecem energia aos motores elétricos. Nas desacelerações e quando o veículo estiver parado, os motores elétricos não consomem energia enquanto as baterias continuam a ser alimentadas pelo motor a diesel. Com piso rebaixado (low floor), o veículo é considerado ideal para aplicação no tráfego urbano. Praticamente no mesmo nível da calçada, facilita o embarque e o desembarque de passageiros, especialmente idosos e portadores de deficiência física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui