Um acidente envolvendo um ônibus da Viação Fagundes, da linha 484, placa K2V-6226, que fazia o itinerário Alcântara-Niterói, deixou um morto e 20 feridos na altura do bairro Caramujo, ontem, por volta das 11h. O veículo caiu de uma altura de cerca de 10 metros, às margens da RJ-104, pista sentido Niterói.

Comerciantes e moradores do Caramujo prestaram os primeiros socorros às vítimas até que, ao meio-dia, homens do Corpo de Bombeiros iniciaram os trabalhos de retirada dos feridos presos nas ferragens.

O corpo do advogado José Carlos Soares Rodrigues, de 61 anos, último a ser retirado do veículo, permaneceu no local durante três horas, até ser removido por agentes da Defesa Civil para o Instituto Médico-Legal (IML), de Tribobó.

Familiares de José Carlos, que morava na cidade do Rio de Janeiro, estiveram no local e cobraram explicações pelo ocorrido.

“Ninguém nunca vai saber como de fato isso aconteceu. Meu padrinho morreu pela falha de alguém. Ele deixou mulher e duas filhas. Estamos chocados”, lamentou a médica Renata Soares, de 27 anos.

Segundo testemunhas, o ônibus teria sido cortado por um carro, sem placa revelada, em alta velocidade, forçando o motorista do ônibus a desviar para o lado direito da via e provocar o acidente.

De acordo com policiais militares do 12º BPM (Niterói), que também estiveram prestando assistência aos feridos, o motorista do ônibus, que não teve sua identidade revelada, não sofreu escoriações sérias, mas chegou a ser encaminhado para uma unidade médica da região.

Os passageiros que sofreram escoriações mais graves foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu) para unidades médicas da região, como o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, e o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro.

A direção do Azevedo Lima informou que chegou a receber sete feridos, entre eles duas mulheres e cinco homens. Um deles, Filipe Roberto de Oliveira, de 46 anos, trocador do ônibus, chegou a ser transferido para o Huap por falta de medicamento específico e permanece internado em observação.

Outras vítimas do acidente foram medicadas no local e liberadas logo em seguida. O caso foi registrado na 78ª DP (Fonseca).

Sem laudo – O FLUMINENSE entrou em contato com a administração da Viação Fagundes, mas a empresa argumentou, através de um funcionário, que não tinha laudo sobre o acidente. O setor também não divulgou os nomes dos passageiros envolvidos no episódio.

Estradas – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite de domingo a “Operação Verão” nas estradas federais que cortam o Estado do Rio de Janeiro. Durante 79 dias de duração, foi registrado um aumento significativo no número de acidentes, feridos e mortos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Na Operação Verão 2006-2007, foram registrados 2.284 acidentes, com 928 feridos e 86 mortos. Já em 2007-2008, aconteceram 2.581 acidentes, com 990 feridos e 101 mortos.

Em relação ao combate à criminalidade, foram apreendidos durante a operação cerca de 350 frascos de lança-perfume, 38 quilos de cocaína e 150 quilos de maconha. Além disso, 142 pessoas foram presas.