Movimento de paralisação de 50% da frota está suspenso até amanhã
Toda a frota de ônibus que faz linha nos bairros de Rio Branco voltou a circular regularmente após um entendimento feito entre os funcionários das empresas de transporte e os empresários.
O reajuste salarial de 21%, exigido pelos funcionários, será discutido amanhã, em uma reunião que está marcada para acontecer às 9 horas, no Sindicato dos Transportes Coletivos (Sindcol).
A categoria espera que a data-base seja respeitada e que os funcionários sejam atendidos com o reajuste. Eles esperam ainda melhoria de atendimento médico para a categoria e a assinatura da convenção coletiva que garante cesta básica, fardamento, hora extra e outros benefícios à categoria. “São essas as nossas reivindicações e estamos aqui à disposição para iniciar as rodadas de negociações”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sintpac), Averaldo Azevedo.
Azevedo disse que o movimento só foi suspenso porque os empresários deram uma resposta positiva, confirmando uma reunião para amanhã. “Essa decisão da parte deles foi tomada no sábado, quando estivemos todos reunidos no Ministério Público Federal. Caso a negociação não ande, o movimento será retomado”, argumentou.
Amanhã, às 9 horas, uma outra discussão envolvendo o transporte coletivo será feita na sede da Umarb, no Parque da Maternidade. Dessa vez o assunto é o reajuste da tarifa.
“Estaremos lá também discutindo com o Conselho Tarifário qual o valor mais adequado para ser atribuído à tarifa”, destacou o presidente. De antemão, os grupos estão estudando as possíveis chances de o valor subir para R$ 1,88, ou ainda para R$ 2,06.