O roubo de cargas está na mira da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Operação Truck, que começou nesta segunda-feira (02) cumpre sete mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Vila Velha, Cariacica, Serra, Iúna, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, e Marataízes. Na propriedade rural de um dos investigados, no município de Iúna, foram encontrados lotes de fertilizantes furtados de uma das empresas lesadas.
De acordo com a PRF a ação é resultado de sete meses de investigações e diligências realizadas pelo Núcleo de Inteligência da corporação. O nome da Operação faz alusão ao tipo de veículo preferencialmente alvo da quadrilha, caminhões, do inglês truck. Popularmente, no Brasil, caminhões truck ou trucados, são aqueles que possuem o terceiro eixo, permitindo, por isso, maior capacidade de carga.
Setenta agentes da PRF participam da operação, que é realizada em conjunto com o GETI (Grupo Especial de Trabalho Investigativo) do Ministério Público Estadual e com a 2ª Vara Criminal da Serra. Os policiais, distribuídos em 13 equipes, utilizam 26 viaturas para dar cumprimento aos mandados.
Greve
A operação acontece em meio à greve da PRF, que segue desde a última sexta-feira (30). Os policiais rodoviários federais teriam voltado às atividades apenas nesta segunda para que a operação pudesse ser realizada.