Cidade terá mais de 25 quilômetros de vias recuperadas e pavimentadas

O prefeito Barjas Negri (PSDB) e o deputado estadual, Roberto Morais (PPS), receberam ontem (10), durante audiência realizada em São Paulo (SP), a confirmação do secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, de que Piracicaba será atendida no Plano Estadual de Recuperação de Estradas Vicinais, implementado sob a batuta do governador José Serra (PSDB).

Em todo o território paulista, serão mais de dois mil quilômetros de vias localizadas no entorno de áreas rurais ou bairros que passarão por alterações significativas. Para Piracicaba, serão mais de 40 quilômetros de asfalto, num investimento estimado de R$ 30 milhões.

Os empreendimentos estão previstos para sair entre junho e agosto de 2010, mas a expectativa é de que as obras sejam antecipadas. Com o sinal verde de Arce, o pacote, inserido ao plano de governo de Serra, será ratificado pelo chefe do Executivo até o final desta semana.

As iniciativas são consideradas muito importantes porque, além de melhorar o tráfego de veículos, facilitando a vida de quem tem de se deslocar de pontos mais distantes para o centro da cidade, as mudanças nas vicinais agilizarão o escoamento da produção agrícola.

Barjas e Roberto vibraram com a iniciativa, aguardada com ansiedade há muitos anos. Mauro Arce aproveitou para garantir obras na Piracicaba-São Pedro (SP-304) sem contar a rodovia Piracicaba-Charqueada e nas imediações daquele município.

RECAPE E NOVO PISO. Além de garantir o recape (adequação de todo o trecho) de duas estradas, uma em Santana, numa extensão de oito quilômetros, e no Pau D Alhinho, de 4,2 quilômetros, serão pavimentados cinco quilômetros na Estrada de Godinhos; e 7,6 quilômetros no trecho que liga a estrada Pedro Bortoletto, no Campestre, aos Formigueiros.

Haverá alterações, ainda, na Estrada José Francisco Gonzales, que sai da ponte de ferro do distrito de Ártemis e passa pelo Paredão Vermelho, até a SP-147, em 22 quilômetros.