O itinerário de ônibus e opcionais de linhas intermunicipais com paradas próximas ao Natal Shopping vai mudar a partir de amanhã. O intuito dos órgãos gestores do trânsito é diminuir o caos diário instalado naquele trecho da cidade e dar mais fluidez ao tráfego na BR-101. Empresários de ônibus e operadores de opcionais ficaram insatisfeitos com as mudanças.

A diretora de transporte do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Valéria Arruda Câmara, acredita que as mudanças serão rejeitadas pelos usuários no início. É que hoje o usuário tem diversas alternativas de paradas para esperar seu transporte intermunicipal, como as paradas em frente a Toyonorte, Agaé, Natal Shopping e Carrefour. Depois das mudanças, a opção será de apenas uma parada.

A consequência dessa variedade de alternativas é o congestionamento de ônibus e veículos particulares em cada ponto de parada. Em horário de ‘‘pico’’, o número de irregularidades no trânsito sobe assustadoramente. O Diário de Natal flagrou várias cenas de desrespeito com o motorista, o pedestre e principalmente o próprio usuário de ônibus e opcional durante o ano passado. A revolta entre motoristas de ônibus e alternativos quanto à desorganização no local era unânime.

A partir de amanhã e durante uma semana, fiscais da STTU, DER, Dnit e CPRE realizarão um trabalho educativo e de orientação aos usuários e motoristas sobre as mudanças de itinerários e paradas no local. ‘‘As medidas acarretarão em maior fluidez no trânsito na BR-101. Consequentemente, em maior velocidade e tempo para o usuário e menor número de colisões, uma vez que o trânsito estará mais leve’’, disse Valéria Arruda Câmara.

Mudanças

Transporte de ônibus e opcionais com linhas intermunicipais estão proibidos de recolher usuários na parada em frente ao Natal Shopping. As linhas foram divididas entre as paradas da Toyonorte e Carrefour. O itinerário das linhas intermunicipais com passagem pelo Viaduto de Ponta Negra, como Eucaliptos e Nova Parnamirim, farão parada na Toyonorte.

As linhas com itinerário via BR-101, como Parnamirim, Emaús e São José de Mipibu, terão como pontos de paradas o Carrefour e, mais à frente, o novo ponto em frente a Queiroz Galvão, na marginal da BR-101. Essa parada foi deslocada do ponto em frente a Salinas, na BR-101, para a marginal da rodovia, um pouco mais à frente, na Queiroz Galvão. Com a retirada da parada situada em plena BR-101 e relocada um quarteirão mais à frente, com acesso pela marginal, além da organização do fluxo em frente ao Natal Shopping, a diretora de transporte do DER disse acreditar na melhoria da fluidez no trânsito na BR-101.