O paraibano Gabriel Figueiredo Schueler, aluno do 6º ano do Colégio Marista Pio X conquistou o primeiro lugar nacional do VIII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. Ele venceu a subcategoria de 6º ao 9º anos (5ª a 8ª séries).
O resultado do concurso foi divulgado nesta terça-feira e pode ser consultado no site www.Denatran.gov.br.
Nesta subcategoria, o tema era uma carta pedindo paz no trânsito.
Gabriel foi incentivado a participar do concurso pela pedagoga Edjane Luna, da equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, durante a realização de uma atividade educativa no Mc Dia Feliz.
O trabalho, orientado pela professora de português Juliene Osias, mereceu elogios da comissão organizadora. Na carta, escrita na primeira pessoa, o aluno redigiu como se fosse o Código de Trânsito Brasileiro e fez um apelo a todos os cidadãos para ajudá-lo na luta por um trânsito melhor.
Gabriel, que tem 11 anos, lembrou que o Código tem 10 anos e , apesar de todo o esforço, não conseguiu acabar com a violência no trânsito e fez um apelo para que todos abraçassem esta a luta por um trânsito melhor.
Os prêmios de todas as categorias serão entregues em Brasília, no dia 26 de novembro.
Na categoria de 6º ao 9º anos, o valor do prêmio referente ao 1º lugar é de 6 mil reais para o aluno vencedor, 3 mil reais para a professora orientadora e 3 mil reais para a escola na qual o aluno é matriculado. O aluno, o acompanhante e a professora ganham ainda passagens de ida e volta para Brasília , com hospedagem e todas as despesas pagas.
Em 2006, o paraibano Diogo Trajano Silva Luna, aluno do Colégio GEO Sul, na época com 15 anos e cursando o 2º ano do ensino médio, venceu a categoria estadual e conquistou o terceiro lugar na categoria nacional do VI Prêmio Denatran. Diogo completou 18 anos no mês de setembro e está realizando os últimos exames para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação, no Detran da Paraíba.