As passagens no transporte rodoviário interestadual poderão ter descontos. Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres permitiu as empresas oferecerem tarifas promocionais para os usuários.

As empresas poderão oferecer tarifas diferenciadas, em qualquer horário e número de poltronas definido por sua própria estratégia, sempre abaixo da tarifa teto para a linha.

Segundo a resolução, a promoção deve ser oferecida, nas mesmas condições, em todas as seções da linha, e a inscrição “Tarifa Promocional” deve constar nos bilhetes de passagem.

Além disso, as empresas devem divulgar para cada tarifa promocional a linha, os horários, o número de lugares ofertados, a vigência e as condições de uso do bilhete.

Por ano são transportados 145 milhões de passageiros interestaduais no país, 92 por cento das pessoas que viajam em todo o Brasil. Do restante, 4 por cento usam o transporte aéreo e outros 4 por cento o pluvial e o ferroviário.

A expectativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres é que com os descontos nas passagens e o crescimento da competição entre as empresas, o transporte clandestino seja eliminado.