As passagens subterrâneas da DF-002, rodovia que corta o Plano Piloto, conhecida como Eixão, vão passar por ampla reforma. O anúncio foi feito pela Secretaria de Transporte, após avaliação do último levantamento do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O documento revela a média de um atropelamento fatal na rodovia a cada 30 dias. Os números alarmaram o governo, que decidiu juntar a iniciativa ao programa Brasília Integrada para reduzir os registros de mortes no local.

Dos 100 mil pedestres que passam pelo Eixão diariamente, cerca de 86 mil preferem correr o risco de atravessar pela pista, ao invés de utilizar as passagens. A principal reclamação continua sendo a falta de policiamento e iluminação. Pedestres alegam que as passagens tornaram-se pontos de uso de drogas. A polícia, inclusive, registrou ocorrência de estupros no período da noite.

Os 16 quilômetros da rodovia têm 18 passagens subterrâneas. O governo prevê um gasto de R$ 20 milhões para a primeira etapa da obra. Ela deverá ser iniciada pelas passagens da 102 sul, na Galeria do Trabalhador e no Setor Bancário Sul. A previsão é de que a empreitada dure mais de um ano. Ainda não há qualquer previsão para o início dos trabalhos. O governo pretende instalar câmaras de segurança no local.

O Secretário de Transporte, Alberto Fraga, avalia que a reforma deverá fazer com que os pedestres finalmente decidam utilizar as passagens subterrâneas. Para isso, ele aposta nas mudanças propostas no projeto. “Essa revitalização não é isolada. Ela faz parte do Brasília integrada e comprará com recursos suficientes para a execução de todo o projeto”, argumenta. O governo ainda espera a liberação de U$ 270 milhões para as obras.

Ciclovia
Além da revitalização das passagens subterrâneas do Eixão, o governo também prevê a construção de uma ciclovia entre a rodovia e o eixo W, chamado de Eixinho. O projeto prevê a utilização do canteiro com gramado para que as pessoas possam transitar. O projeto terá um custo de R$ 10 milhões. Além do pavimento, o governo estuda instalar bancas de jornal e alguns quiosques. A ciclovia pegará passará por toda a Asa Norte e Sul e terá uma extensão de 16 quilômetros.