Mais de 30 mil produtos, entre eles brinquedos e jogos eletrônicos, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, km 38, no município de Mamanguape, no litoral norte. Os produtos seriam vendidos no comércio em Natal, no Rio Grande do Norte. Na operação, seis pessoas foram presas e os produtos recolhidos para a sede da Polícia Federal, em João Pessoa, onde encontram-se guardados e serão enviados, ainda esta semana, para a Receita Federal.

Os produtos estavam armazenados em 52 caixas, e entre eles constavam bonecas, carros, miniguitarras, armas de plástico, ursos de pelúcia, rádios portáteis, microfones, aparelhos de jogos eletrônicos, minigames, relógios, câmeras fotográficas, pilhas, televisores de cinco polegadas, utensílios pessoais e uma diversidade de mercadorias.

Os brinquedos e artigos populares estavam escondidos no porta-malas de três ônibus que foram fretados pelos comerciantes. A Polícia Federal não informou o valor total da carga. Na operação foram detidos Veraldi Câmara de Freitas, 36 anos, José Digo Feijó, 37 anos, Manoel Ibanês Dantas, 52 anos, Victor Pinheiro da Silva, César José da Silva, 31 anos, e Marcos Veridiano Honório, 45 anos.

Todos os comerciantes são naturais do Estado do Rio Grande do Norte e foram presos em flagrante delito e indiciados no artigo 334 do Código Penal Brasileiro (contrabando) que prevê liberação, mediante pagamento de fiança.

De acordo com o chefe do setor de comunicação da PF, Deusimar Guedes, a apreensão foi realizada depois da vistoria feita por agentes da PRF nos ônibus, onde verificou-se que os produtos não possuíam nota fiscal. Os proprietários da carga foram localizados e detidos e os demais passageiros liberados. Os comerciantes tinham realizado compras na cidade de Caruaru (PE) e retornavam para a cidade de Natal (RN), onde os brinquedos seriam vendidos no comércio local.