Duplicação da SP-308 Motoristas de Rio das Pedras não gostaram do pedágio que ficará no caminho a Piracicaba

A reclamação é constante entre os moradores de Rio das Pedras que fazem uso da rodovia do Açúcar Comendador Mário Dedini (SP-308). O motivo é a previsão de pagamento de pedágio a partir do segundo semestre, conforme a Gazeta de Piracicaba apurou com a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo). A estimativa de tarifa é de R$ 3,10 nos dois sentidos de direção.

A praça será construída no quilômetro 150 mais 460 metros, que fica 500 metros antes da entrada de Rio das Pedras, para quem transita sentido Piracicaba – Capivari. Quem sai de Rio das Pedras com destino a Piracicaba vai pagar a tarifa tanto na ida quanto na volta. Os caminhões de cana de fornecedores da região terão de caminhar pelas vicinais para evitar a praça de cobrança que ficará ao lado da Usina São José.

“É um absurdo que até nós que vamos estudar na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) precisemos pagar o pedágio. Precisa ser feita alguma medida para evitar esse disparate”, diz a estudante Ellen Custódio Almeida. “Os ônibus e veículos de transporte coletivo deveriam ter algum tipo de desconto”, completa. A rodovia serve de via de acesso direto a duas universidade – além da Unimep, o Instituto Brasileiro do Futuro Empresário (Ibrafem).

“Eu gostaria muito que houvesse mobilização que isentasse pelo menos os motoristas de Rio das Pedras. Eu vou trabalhar todos os dias em Piracicaba. Se for pagar cerca de R$ 6 ao dia, será cerca de R$ 100 por mês. Um valor abusivo, que irá atingir o bolso do motorista de forma drástica”, entende o operário Anderson dos Santos. Os usuários de ônibus temem o inevitável aumento na tarifa do transporte coletivo. “As empresas não vão perder dinheiro e cobrarão ainda mais caro”, diz Edson Pereira.

Os motoristas de Rio das Pedras têm como alternativa ao pedágio ir a Piracicaba pela rodovia Valério Pedro Martins, que dá acesso à rodovia Cornélio Pires (SP-127). No entanto, a rodovia do Açúcar é a principal via de acesso a várias empresas que ficam localizadas em bairros como o Cecap e Taquaral. “Eu trabalho em um supermercado que fica ao lado da rodovia. Não tem como pensar em outro caminho”, diz Célia de Souza.

DUPLICAÇÃO. O pedágio faz parte da duplicação da SP-308. A rodovia do Açúcar será duplicada do quilômetro 102 mais 200 metros, em Salto, até o 153 mais 500 metros, em Rio das Pedras, numa extensão de pouco mais de 50 quilômetros. Este não será o único pedágio. A outra praça será construída no quilômetro 101, próximo à cidade de Salto e o valor estimado é de R$ 2, nos dois sentidos, segundo a assessoria da Artesp.

As obras fazem parte de um lote de concessões viárias do Governo do Estado de São Paulo, que terá prazo de 30 anos. A rodovia do Açúcar faz parte do chamado Corredor Marechal Leste, que prevê uma série de melhorias, como a implantação de sistema de controle de fiscalização, construção de passarelas, sistema de telecomunicações, de monitoramento de tráfego, faixas adicionais, vias marginais, acostamentos, defesas, cercas, entre outros.

NÚMERO

R$ 3,10 É a tarifa do pedágio que ficará entre Rio das Pedras e Piracicaba.

Anel Viário no pacote

A empresa responsável pela duplicação da rodovia do Açúcar também fará obras de melhoria viária na região de Piracicaba, inclusa a remodelação do Anel Viário. O anel é apontado como de extrema importância para toda a região do Estado, já que, além de melhorar o trânsito dentro da cidade, diminui a poluição sonora e ambiental e melhora as condições de tráfego para os motoristas.

O novo anel consiste no prolongamento da Rodovia do Açúcar; passando pela estrada que liga Piracicaba a Limeira; seguindo próximo à Dedini, na rodovia com destino a Rio Claro; passando próximo a Santa Teresinha até retornar à Rodovia do Açúcar, com 55,2 quilômetros de extensão.