Dispositivo instalado no veículo libera automaticamente as cancelas
Condutores que passam com freqüência por 13 praças de pedágios terão um nova forma de pagamento a partir de hoje.
Será lançado, na Capital, o Via Fácil, sistema que funciona com um dispositivo chamado TAG, instalado no pára-brisa do veículo, que abre automaticamente as cancelas.
Não é preciso utilizar cartão nem abrir o vidro do carro. Por meio de radiofreqüência, a tecnologia identifica o veículo, autoriza a passagem e envia a informação a computadores para cobrança por débito em conta ou cartão de crédito.
Em funcionamento há seis anos em São Paulo e no Rio, o sistema estará disponível inicialmente em 13 praças do consórcio Univias. O Grupo STP, responsável pelo produto, pretende expandi-lo para outros pedágios e estacionamentos.
Em quatro praças, há cabines específicas para o Via Fácil. Nas demais, o sistema funciona com a cobrança normal.
O diretor-presidente da Univias, Marcos Picarelli, garante que os não-usuários do sistema não serão prejudicados. Nos primeiros dias de testes, segundo ele, veículos sem a tecnologia enfrentaram filas maiores porque uma cabine estava liberada exclusivamente para o Via Fácil.
Empresas poderão integrar os sistemas futuramente
Um sistema semelhante é empregado na freeway desde janeiro. Nas três praças de pedágio da Concepa (Eldorado do Sul, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha), cerca de mil motoristas utilizam o serviço.
Por enquanto, um sistema não será reconhecido pelo outro, e clientes do Via Fácil não poderão utilizar a tecnologia da Concepa. A intenção das empresas é futuramente compartilhar os dois sistemas.