Ponte começou a ser construída em 2004, financiada pelo Banco de Cooperação Internacional do Japão

HANÓI – Pelo menos 49 trabalhadores morreram e nove permanecem presas, após o desabamento de uma parte da ponte de 2,7 quilômetros que está sendo construída no delta do rio Mekong, no sul do Vietnã, informaram as autoridades no dia 27. As equipes se resgate indicaram que continuarão com as operações de busca durante a noite.
“Pelo menos nove pessoas estão presas entre os escombros. Podemos escutá-las gritando”, disse o policial Duong Van Dep, da província Vinh Long, cerca de 170 quilômetros ao sudoeste de Ho Chi Minh (antiga Saigon), onde ocorreu o acidente.

As equipes de resgate usam serras e picaretas para abrir caminho através dos escombros. Três guindastes mecânicos retiram os blocos de cimento mais pesados.

As autoridades vietnamitas pediram que estudantes e soldados de toda a nação doem sangue.

Can Thou, de 2,7 quilômetros, foi projetada para ser a maior ponte pênsil do Sudeste Asiático. No trecho que caiu, sobre a margem do rio Hau, por motivos ainda desconhecidos, cerca de 200 pessoas estavam trabalhando. “O céu ficou coberto de nuvens de pó. Pudemos ouvir os gritos dos trabalhadores e ver os blocos caindo sobre eles”, disse o operário Anh Manh Hung.

A ponte começou a ser construída em 2004, com um orçamento de US$ 218 milhões, financiados pelo Banco de Cooperação Internacional do Japão. A previsão era de concluir as obras este ano.